Sema leva campanha de prevenção às queimadas para escolas da zona Sul
A prefeitura disponibiliza serviços de denúncia por meio dos telefones: 0800 647 1320 ou 193 do Corpo de Bombeiro Militar e o da Brigada Municipal(69) 99233 7618
Na manhã de quinta feira (1) a equipe de educadores ambientais da Brigada Municipal e da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizaram na Escola Estadual Capitão Claudio uma oficina educativa com os alunos do 8° ano sobre a campanha de prevenção e combate às queimadas, reunindo três turmas num Total de 120 alunos.
De acordo com Benedita Nascimento e Dilean dos Santos, a oficina foi construída sob a metodologia da educação popular, onde os recursos e procedimentos utilizados envolvem as três dimensões do conhecimento: ouvir, ver e fazer. A dinâmica também priorizou a criação e expressão artística dos alunos, de modo que a metodologia envolve suas participações na construção e produção do conhecimento.
A turma foi dividida em cinco grupos e cada um recebeu informações e conteúdos sobre as queimadas e o meio ambiente, além de material didático da campanha (cartilha, folder, cartaz e jornal). Em seguida os grupos se organizaram na produção de uma atividade, considerando algumas linguagens da arte como: musica, poesia, paródia, jornalismo e teatro, etc. Cada grupo gravou sua experiência e finalizando a oficina os grupos apresentaram sua atividade criativa.
Enquanto uma equipe desenvolvia as oficinas no auditório, os educadores Netho Santana e Cleyciane Oliveira, realizavam abordagem educativa nas salas de aula, expondo sobre as queimadas. A atividade atingiu um público de 520 alunos do 6° ao 8° ano. De acordo com a orientadora pedagógica, Lilia Maio, essas atividades refletem no processo educativo e pedagógico da escola. Ela reforça que o corpo de profissionais da escola atua com o referencial de construção coletiva do conhecimento na sua difusão e transformação da realidade.
Ao final da atividade, os educadores da Sema/Brigada Municipal, informaram que as queimadas urbanas é um crime ambiental, que é passível de multa que ultrapassam os R$ 7 milhões. A prefeitura disponibiliza serviços de denúncia por meio dos telefones: 0800 647 1320 ou 193 do Corpo de Bombeiro Militar e o da Brigada Municipal(69) 99233 7618.
Ribeirinhos recebem cestas básicas no pós-enchente
Foram realizadas as doações na comunidade de Cujubinzinho e na comunidade de Maravilha
Servidores e alunos comemoram avanços na Escola Antônio Augusto Vasconcelos
Comunidade escolar promove a festa folclórica ‘Arraiá do Tonho’
Prefeito anuncia asfalto para residencial 22 de Dezembro
Obra já está na programação da prefeitura e foi anunciada durante inauguração da iluminação pública da rua Guaraí
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook