Semana histórica para a agricultura familiar do estado de Rondônia
A validade do Senaf é de dois anos, podendo ser renovado. É concedido às agroindústrias e cooperativas/associações portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP)
Na semana do dia 05 de outubro, recebemos a visita da comitiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para a entrega do certificado do Selo de Agricultura Familiar, entregues pelos representantes da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo - César Halun, o Diretor do Departamento de Cooperativismo e Acesso a Mercados, - Márcio Madalena e a Coordenadora Geral do Cooperativismo, Fabiana Durgant.
O Selo Nacional da Agricultura Familiar (Senaf) identifica a origem e fornece as características dos produtos da agricultura familiar, tendo por finalidade o fortalecimento das identidades social e produtiva dos vários segmentos da agricultura familiar perante os consumidores e o público em geral. Para possibilitar a rastreabilidade da origem dos produtos, o Selo é identificado com uma imagem específica, um código QR e um número de série. Cada produto tem sua própria numeração, o Estado ao qual pertence e a data do ano de emissão do selo.
A validade do Senaf é de dois anos, podendo ser renovado. É concedido às agroindústrias e cooperativas/associações portadoras da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). A gestão dos produtos e serviços da agricultura familiar que possuem o selo é feita em plataforma web, mantida pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo. Trata-se da Vitrine da Agricultura Familiar.
Durante essa passagem da comitiva, fora entregue dois selos de agricultura familiar: SENAF: do agricultor familiar ou das formas de organização de agricultores familiares e o SENAF Indígena: do indígena agricultor familiar ou das formas de organização de agricultores familiares, desde que o quadro social seja constituído mais da metade por indígenas agricultores familiares.
A Cooper Reca e a Coopaiter, as cooperativas contempladas com esse certificado - sendo que a Coopaiter foi a primeira cooperativa indígena do Brasil a conseguir o certificado SENAF Indígena - tem histórias de luta por trás dessa conquista. Hoje, as famílias que formam essas coops estão crescendo. O respeito cultivado pela Amazônia garante a produção o ano todo e a preservação da biodiversidade. De acordo com o site AgroSaber, que é voltado para notícias do mundo agropecuário, produtos com selo nacional da agricultura familiar crescem 10 vezes em 1 ano, aponta pesquisa.
Desde que foi criado, o Senaf ganha cada dia mais força. Na avaliação do primeiro ano, o governo identificou uma alta expressiva de produtos que receberam essa certificação. O salto foi de 700 produtos para 7 mil. O crescimento é de dez vezes apenas em um ano. O resultado foi divulgado no final do mês de março de 2021, repassado pelo Mapa.
Observando o contexto, podemos levantar a seguinte pergunta: qual a importância do cooperativismo na agricultura familiar?
O cooperativismo está sendo a melhor alternativa para escoar a produção, pois como a competitividade do mercado agro é bastante concorrida, acaba sendo a forma mais assegurada de garantir essa comercialização dos pequenos agricultores. Com essa alternativa, o agricultor familiar tem benefícios como o acesso ao crédito, pelas próprias cooperativas de crédito, vantagens fiscais e mais oportunidades de fechar negócios e parcerias. Diante dessa afirmativa, podemos falar sobre o papel da OCB/RO, que é de defender e guardar a identidade do cooperativismo no estado de Rondônia, nos organizamos para fortalecer o movimento cooperativista e defendê-lo como modelo socioeconômico capaz de transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Temos também o SESCOOP/RO, entidade responsável na capacitação dessas famílias, com cursos voltados à especialização sobre o trabalho no campo, sobre o cooperativismo, sobre trabalho em equipe e o desenvolvimento nas áreas selecionadas. Acreditamos que uma das melhores formas para multiplicar resultados é acumular aprendizados.
É com notícias assim que o Sistema OCB/RO busca sempre apoiar e ajudar no fortalecimento das cooperativas, para que mais conquistas sejam alcançadas. O sucesso da união é o fortalecimento de acordos e laços sólidos.
Justiça Estadual de Porto Velho realiza leilão
Interessados podem obter informações mais detalhadas pelo site da leiloeira ou então pelo 0800-707-9339
Hospitais de Rondônia correram o risco de paralisar atendimentos em plena pandemia
As investigações da PF continuam, inclusive envolvendo empresas, que teriam feito um acordo entre elas, mas apresentarem preços iguais nas concorrências, mas, sobre isso, alega Máximo, não há como a Sesau controlar. O assunto, é claro, ainda vai longe!
O DIA NA HISTÓRIA - 15 DE OUTUBRO!
1972 – Advogados reunidos em Porto Velho decidem pela criação da seccional da OAB
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook