Semana Nacional de Políticas sobre Drogas encerra com a realização de várias ações em Porto Velho
A programação contou com palestras, rodas de conversa e blitz educativas em diferentes locais da Capital, incluindo presídios e escolas
A ação contou com uma série de atividades educativas e preventivas ao longo da semana
Com o tema “Educar é prevenir: o caminho para um futuro sem drogas”, a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas iniciou na segunda-feira (24), a programação contou com palestras, rodas de conversa e blitz educativas em diferentes locais da Capital, incluindo presídios e escolas, com a participação de especialistas, profissionais de saúde, educadores, além de líderes comunitários e cidadãos interessados em contribuírem para a conscientização sobre o uso de drogas. A ação encerrou nesta sexta-feira (28), com uma caminhada no Espaço Alternativo de Porto Velho.
O evento, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), reuniu uma série de atividades educativas e preventivas ao longo da semana.
Segundo o presidente do Conepod, David Inácio, “tivemos uma semana intensa de debates e conscientização, envolvendo toda a sociedade em ações preventivas e educativas, para buscarmos reduzir os danos causados pelo uso de drogas”, evidenciou.
Durante a ação no Espaço Alternativo, foram oferecidos diversos serviços à comunidade com a participação de parceiros do Conepod. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), através da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (CPOAD) disponibilizou aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e saturação, além de testes rápidos para ISTs (hepatite B e C, sífilis e HIV).
Outras secretarias e órgãos como Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Esportes, Cultura e Lazer (Sejucel), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), Polícia Politécnico Científica (Politec), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Polícia Federal (PF), Serviço Social do Comércio (Sesc), instituições de ensino superior, Paróquia São Luiz Gonzaga e Narcóticos Anônimos, também estiveram presentes com diversas atividades educativas, informativas e de lazer.
Rodovia-135 é patrolada, facilitando acesso e fortalecendo a economia local
Além do patrolamento, também está sendo feita a limpeza das saídas de água e a manutenção das pontes de madeira e bueiros e a recomposição do revestimento primário (cascalhamento) em 74 quilômetros entre os distritos de Izidolândia e Vila Marcão
Maior arraial do Norte: veja a programação do Flor do Maracujá deste sábado, 29
O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega aos 40 anos, e rompe gerações, trazendo nas temporadas juninas; uma celebração rica em história, tradição e cultura
Incra apresenta projetos em parceria com o Ifro no Grito da Terra
Morar+Rural e GeoRondônia são projetos executados pelas duas instituições para o público da reforma agrária
Comentários
Excelente trabalho do Governo e parceiros. Conscientizar a juventude acerca dos malefícios do uso de drogas é essencial. Reduzir o número de usuários fará com que os traficantes tenham que arrumar uma ocupação mais decente para sobreviverem melhor a alimentarem suas famílias.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook