Semed promove 1º Encontro de Escrituração Escolar
Duzentos profissionais tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências bem-sucedidas

A capacitação ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação
O 1° Encontro de Escrituração Escolar, intitulado "Classificação e Reclassificação", promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Políticas Educacionais (DPE) e da Divisão de Inspeção Escolar Pedagógica (DIEP) atraiu centenas de profissionais da educação, incluindo secretários escolares, agentes de secretaria e unidocentes, que são profissionais que ensinam diversas disciplinas, como ciências, literatura, arte, história, língua portuguesa, geografia, matemática e educação física, que integram o currículo dos anos iniciais do ensino fundamental.
Publicidade
A capacitação ocorreu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação e teve como objetivo orientar os participantes sobre o processo de classificação e reclassificação dos alunos da rede municipal de ensino, programado para ocorrer de 24 a 28 de fevereiro. O foco foi a organização da vida escolar, abordando questões como a distorção entre idade e ano de estudo, bem como o avanço de alunos que apresentem superdotação comprovada.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Leocádio, entender as questões de distorção entre idade e ano de estudo permite que os educadores desenvolvam estratégias inclusivas, que atendam à diversidade das necessidades dos alunos. “Isso é fundamental para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas particularidades”.
O evento contou com a participação de 200 profissionais, que tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar experiências bem-sucedidas. “Profissionais bem formados são capazes de adaptar o currículo para atender diferentes ritmos de aprendizagem. Isso é especialmente relevante para alunos com superdotação, que podem se beneficiar de desafios adicionais e enriquecimento curricular, evitando o tédio e a desmotivação. Além disso, com a formação adequada, permitimos que nossos educadores identifiquem outras necessidades educacionais especiais, possibilitando intervenções precoces e adequadas que promovam o desenvolvimento integral do aluno”, enfatizou o secretário.
DIREITOS
A formação também foi oportunidade para atualizar sobre legislação educacional, que muitas vezes aborda a inclusão e o atendimento a alunos com superdotação, e é fundamental para que os profissionais possam defender os direitos de seus alunos e trabalhar conforme as diretrizes legais. “A formação sobre a organização da vida escolar é essencial para que os profissionais da educação possam atuar de maneira eficaz. Isso não só beneficia os estudantes, mas também enriquece o ambiente escolar como um todo”, concluiu.
JOGOS DE AZAR: O vício silencioso que destrói finanças, mentes e vidas, Por Samuel Costa
Jogos de azar ativam o sistema de recompensa do cérebro, liberando dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer
Governo de RO entrega mais 76 kits profissionais a concluintes de cursos do programa Vencer
Foram beneficiados concluintes de três cursos: Costureiro industrial do vestuário; Eletricista de redes de distribuição de energia elétrica; e Mecânico de motocicleta
Inscrições para os cursos da Escola Móvel de Panificação podem ser realizadas até 10 de março
Os cursos ofertados contemplam Pão Caseiro, Pão Artesanal e Pão para Sanduíche. A idade mínima para se inscrever é 16 anos, e escolaridade ensino fundamental incompleto
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook