Semplan disponibiliza Projeto Econômico para população
São dez modelos de casa com metragem de 40 a 70 m²
Oferecido pela Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Semplan), o Projeto Econômico de Arquitetura é destinado para pessoas de baixa renda. São oferecidos dez modelos de construção de casas com metragem que variam de 40 a 70 m². O projeto segue de acordo com o Código de Obras (CO) do município, que permite controle e fiscalização do espaço edificado nos quesitos de segurança e salubridade.
Este serviço é para atender às pessoas que vão construir pela primeira vez em lote adquirido, tanto nas áreas urbana e rural, e nos distritos de Nova Colina e Londrina. O solicitante não pode, segundo a Semplan, ter outro terreno em seu nome e deve possuir renda de até três salários mínimos.
Para o secretário da Semplan, Pedro Cabeça Sobrinho, o Projeto Econômico é uma oportunidade, para quem vai construir pela primeira vez, de seguir o processo regular de licenciamento de obras. Ele informou que é importante seguir as orientações e medidas de projeto durante a execução, e que após a conclusão, a fiscalização confere o projeto com a obra executada, e segue para emissão da Carta de Habite-se.
Segundo o arquiteto e urbanista da Semplan, Vladimir José Chagas, o requerente deve comparecer à secretaria com documentos pessoais, documento do terreno e comprovante de renda, e passar por uma triagem. Após a análise de dados, são oferecidos dez modelos pela secretaria. Ele lembrou que o processo precisa ser seguido, rigorosamente, para não perder o serviço gratuito arquitetônico.
As taxas mínimas do Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) ou de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento emitido pelo profissional de engenheiro civil ou arquiteto e urbanista registrado junto ao seu órgão, no caso Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (Cau), são pagas pelo requerente.
Os documentos necessários para licença de obra são uma cópia do RG e CPF do contribuinte, comprovante de endereço e de renda, documento do terreno (Certidão de Inteiro Teor) ou o documento de compra ou venda, com informações de medidas, área, rua, setor, quadra e lote, e o último IPTU.
Após a triagem, os documentos são encaminhados para a arquiteta e urbanista da Semplan, Jaqueline Alves da Silva, que emite a RRT de execução. A autorização segue o plano arquitetônico, as instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas e o projeto estrutural. Com a licença em mãos, o solicitante inicia a obra de acordo com o plano escolhido.
Pedro Sobrinho salientou que, infelizmente, muitas pessoas realizam obras irregulares e se prejudicam quando necessitam retirar alguma licença. Ele informou que a Prefeitura de Ji-Paraná oferece o serviço de construção civil para que o cidadão, de forma regular, construa e consiga estar de acordo com os parâmetros do CO.
Implantação da Linha de Transmissão que interliga Rondônia e Acre é debatida em reunião com a Sedam
A construção da linha de transmissão em Porto Velho facilitará a distribuição de energia em Rondônia, sendo possível interligar a energia produzida pela Hidrelétrica de Santo Antônio, ao distrito de Abunã
Governo de Rondônia abre processo seletivo para cargos comissionados da Seas
As inscrições deverão ser feitas a partir das 15 horas desta sexta-feira até as 13h30 da próxima segunda-feira, por meio do preenchimento de formulário eletrônico específico disponível no portal: www.rondonia.ro.gov.br/seas
Detran divulga calendário de cursos 2023 da Escola Pública de Trânsito
Coordenadoria de Escola Pública de Trânsito do Detran Rondônia está localizada na avenida Padre Chiquinho, 913, bairro Pedrinhas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook