Semusa leva orientações sobre educação permanente às unidades do baixo Madeira
Servidores também participaram de palestra de conscientização sobre assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho
Todas as unidades recebem um kit pedagógico com materiais que facilitam o ensino e aprendizagem
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que atuam na região do baixo Madeira, receberam a equipe da Divisão de Gestão de Educação Permanente (Dgep), para uma série de atividades, entre elas o alinhamento de ações e palestra de conscientização sobre assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho.
O trabalho foi realizado entre os dias 16 a 20 de outubro e contemplou os distritos de São Carlos, Nazaré e Calama, onde o Dgep também realizou o monitoramento e acompanhamento do trabalho dos Núcleos de Educação Permanente (NEP) de cada unidade de saúde.
De acordo com Angelita Mendes, gerente do Dgep, o objetivo do trabalho foi sensibilizar e orientar os servidores sobre a importância da educação permanente na melhoria dos processos de trabalho e também do atendimento ao usuário.
Trabalho foi realizado entre os dias 16 e 20 de outubro e contemplou São Carlos, Nazaré e Calama
“Atuamos no alinhamento das ações, informando sobre a importância da elaboração do plano de trabalho semestral bem como de sua execução e comprovação das atividades através de relatórios. Os neps são bem atuantes, cumprem o papel para o qual foram criados, faltava apenas ajustar alguns detalhes para melhorar ainda mais a atuação”, declarou Angelita.
Em Calama, além do trabalho de orientação, também foi realizada a reestruturação do Nep, com a eleição de uma nova coordenação para dar andamento nas atividades. Todas as unidades recebem um kit pedagógico com materiais que facilitam o ensino e aprendizagem, para apoio das ações nos Neps.
CONSCIENTIZAÇÃO
Palestra também abordou as dinâmicas da violência no trabalho
Outra atividade realizada nas unidades de saúde do baixo Madeira foi a palestra de conscientização contra o assédio moral, sexual e discriminação no ambiente de trabalho, ação que a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) tem realizado de forma rotineira junto aos servidores.
Jane Carvalho Cardoso, psicóloga e responsável técnica pelos NEPs, explica que a palestra abordou as dinâmicas da violência no trabalho, o que é o assédio, bem como suas classificações e tipologia (assédio moral interpessoal, institucional, vertical, horizontal), e o que não é assédio, além dos canais para denúncias através da Ouvidoria Semusa.
“O tema saúde mental e a importância de falar sobre as emoções também foi abordado. Ao todo, 82 servidores participaram das atividades propostas nos três distritos. Uma adesão considerada muito satisfatória. Essa pauta teve muitas participações e interações em todas as unidades, os servidores aguardavam com ansiedade esse momento”, informa a psicóloga.
Prefeitura de Porto Velho intensifica limpeza dos cemitérios para do Dia de Finados
Semusb informa que cadastro de ambulantes interessados em atuar no entorno dos cemitérios segue em aberto
Semusa estende campanha de multivacinação nas UBS urbanas
Unidades atendem até sexta-feira, 27 de outubro, até 13h
Concluída pavimentação de trecho da rua Manfredo Barata
Semosp deu início no bloqueteamento da rua Albino Becker
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook