Semusa recebe remessa de hipoclorito de sódio do governo estadual
Mais de 500 caixas foram entregues à Divisão Ambiental de Saúde
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), recebeu 500 caixas de hipoclorito de sódio (NaClO), na quarta-feira (2), do governo de Rondônia. O produto foi entregue à Divisão Ambiental em Saúde (DAS) por servidores municipais que administram a distribuição às unidades básicas de saúde (UBSs).
De acordo com a coordenadora da DAS, Dileuza de Souza, o Departamento de Vigilância Ambiental recebe as demandas periodicamente. Elas são redistribuídas para as UBSs e consequentemente para a população ji-paranaense. Ela informou que o produto é indicado para famílias que não possuem água tratada.
O hipoclorito de sódio está disponível nas UBSs. Ele pode ser usado como desinfetante para purificar a água em reservatório (poços e caixas d’águas) e também é recomendado para lavar verduras, legumes e frutas (deixar de molho em um recipiente por 15 minutos). As instruções para o uso são de 2 a 4 gotas para 1 litro de água.
A água contaminada pode ser um agente para transmitir febre tifóide, hepatite A e E, diarréia, verminoses e muitas outras doenças. ONaClOé entregue em vários programas sociais em ações preventivas e educativas pelos servidores da Semusa.
Técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Roda Moinho e São Francisco, e o Centro de Convivência do Idoso (CCI) também realizam palestras para a entrega do produto às famílias em situação de vulnerabilidade social.
“É nas ações desenvolvidas com as populações urbana e rural em diversos programas sociais que realizamos a conscientização e instrução de famílias e crianças. Alguns cuidados preventivos podem evitar a contaminação por meio da água e de cuidados pessoais”, frisou Dileuza de Souza.
Semasf encerra a 4ª edição do Cuidando de Quem Cuida
Evento ocorreu na quinta e sexta-feira no Maximu´s Hotéis
Casos de infarto aumentam 25% no Brasil, em 6 anos
Dados são do SUS que destaca a importância dos cuidados com coração
Prorrogada a vigência do Desenrola Brasil por 60 dias
A vigência das três medidas, que tramitavam em regime de urgência, terminaria após dois meses de sua publicação ocorrida em 6 de junho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook