Senado aprova Auxílio Emergencial de R$600 para mais trabalhadores
A suspensão poderá alcançar até quatro parcelas, dependendo da fase do contrato, e esses prazos poderão ser prorrogados
Em mais uma sessão remota, o Senado aprovou nesta quarta-feira (22) o projeto de lei 873/2020, que expande o alcance do auxílio emergencial de R$ 600 a ser pago a trabalhadores informais de baixa renda durante a pandemia do coronavírus.
A proposta estende o pagamento do benefício a outras categorias de trabalhadores que não haviam sido contempladas na aprovação do projeto anterior, votado no dia 2 de abril e encaminhado à Câmara dos Deputados.
O senador Acir Gurgacz elogiou o trabalho dos deputados, que incluíram emendas ao texto original, estendendo o auxílio também a esteticistas, mães adolescentes, empregados intermitentes, trabalhadores rurais e domésticos e sócios de empresas inativas.
“Essa é uma medida justa para todos esses trabalhadores que necessitam com urgência desse auxílio para sustentar suas famílias e não têm de onde tirar seu sustento, durante esse momento de crise causado pela pandemia da covid-19” disse Acir”.
Com a aprovação do novo texto, passam a ter direito ao recebimento do auxílio, entre outras categorias, os seguintes trabalhadores: agricultores familiares, aquicultores, caminhoneiros, catadores de materiais recicláveis, diaristas, empregados intermitentes, rurais e domésticos; esteticistas, feirantes, barraqueiros de praia, garçons, garimpeiros e mineiros; guias e agentes de turismo, mães adolescentes, manicures e pedicures, motoristas e entregadores de aplicativo e motoristas de transporte escolar; pescadores artesanais, marisqueiros e catadores de caranguejos; técnicos agrícolas, taxistas e mototaxistas; sócios de empresas inativas, vendedores ambulantes, de porta a porta, e camelôs.
A proposta, aprovada por unanimidade pelos senadores presentes na sessão, também suspende a cobrança de parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para os beneficiários que estejam adimplentes ou tenham inadimplência menor do que dois meses.
A suspensão poderá alcançar até quatro parcelas, dependendo da fase do contrato, e esses prazos poderão ser prorrogados.
Além disso, o texto proíbe a redução e a interrupção do pagamento de aposentadorias, pensões e benefícios sociais (exceto em caso de morte), enquanto durar a pandemia.
Ao encaminhar seu voto como líder pela aprovação do projeto, o senador Acir Gurgacz também se solidarizou à delicada situação que o Estado do Amazonas está enfrentando e agradeceu ao relator por manter todas as propostas e sugestões do seu Partido (PDT).
“Quero, antes de mais nada, me solidarizar ao povo amazonense, que está enfrentando uma situação muito delicada, e agradecer ao relator por manter no projeto todas as sugestões do PDT, que incluiu as categorias que mais precisam desse auxílio”.
Após emenda de Aélcio da TV, creche de Porto Velho recebe mais três salas de aula
Deputado destinou emenda que garantiu o investimento que beneficia a comunidade da Zona Sul de Porto Velho
Democracia e politicagem não se misturam
Até quando teremos de conviver com inquietações e condutas profundamente incompatíveis com a ática no trato da coisa pública?
Governo aumenta limite de compra de munição para pessoas físicas
Autorização foi pubicada hoje no Diário Oficial da União
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook