Senado aprova regulamentação da profissão de cuidador de idosos
A atuação do cuidador poderá se dar em residências, comunidades ou instituições.
O plenário do Senado aprovou ontem (21) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 11/16, que regulamenta a profissão de cuidador de idosos, crianças, pessoas com deficiência ou doenças raras. A matéria segue para sanção presidencial.
O projeto estabelece que esses profissionais deverão ter o ensino fundamental completo e curso de qualificação na área, além de idade mínima de 18 anos, bons antecedentes criminais e atestados de aptidão física e mental. A atuação do cuidador poderá se dar em residências, comunidades ou instituições.
O texto proíbe que os profissionais administrem medicamentos que não seja por via oral e sem orientação médica. A atividade de cuidador poderá ser temporária ou permanente, individual ou coletiva, visando a autonomia e independência da pessoa atendida.
A regulamentação prevê que o cuidador seja empregado por pessoa física, para trabalhar por mais de dois dias na semana, atuando no domicílio ou no acompanhamento de atividades da pessoa cuidada, e terá o contrato de trabalho regido pelas mesmas regras dos empregados domésticos. Se for contratado por empresa especializada, o profissional estará vinculado às normas gerais de trabalho. Os trabalhadores poderão ser demitidos por justa causa se ferirem direitos dos Estatutos da Criança e do Adolescente ou do Idoso.
POR ONDE ANDA A DEPUTADA SILVIA CRISTINA?
Há cinco meses na Câmara Federal, Silvia Cristina, ao menos até agora, passou desapercebida. É como se ela tivesse decidido por um autoexílio da política, escondendo-se do público nesse seu inicio de mandato
Marcos Rogério dá uma banana para os servidores; o tempo vai esquentar nesta semana e outras notas políticas
O SIPAM anuncia que o tempo em Rondônia deverá amanhecer mais fresco, nesta quarta-feira. Nos últimos dias o calor tem dado uma trégua com uma temperatura amena e bem menos hostil. Mas vai esquentar na quinta ou sexta, independentemente dos termômetros
Deputado Anderson Pereira apresenta projeto que proíbe fogos de artifícios que causem poluição sonora
Segundo ele, proposta visa apenas coibir artefatos que causam barulhos, estampido e explosões com risco a vida humana e animal.
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook