SENAI-RO firma parceria para consertar respiradores em Rondônia

O Centro Tecnológico de Mecatrônica (CETEM) já recebeu os quatro primeiros respiradores para manutenção.

Fiero Rondônia
Publicada em 31 de maio de 2020 às 14:43
SENAI-RO firma parceria para consertar respiradores em Rondônia

Esforços não estão sendo medidos para efetuar a manutenção de ventiladores pulmonares em Porto Velho. Como esse equipamento é fundamental ao atendimento de pacientes internados em UTIs dos hospitais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a Energisa e Termonorte se unem para promover reparos nestes aparelhos. O Centro Tecnológico de Mecatrônica (CETEM) já recebeu os quatro primeiros respiradores para manutenção.

O presidente da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé afirma que a manutenção de equipamentos é um dos compromissos da indústria no enfrentamento da pandemia. “Em todo o Brasil, o SENAI mantém uma rede de manutenção, que somada a empresas multinacionais se engajaram na cadeia voluntária +Manutenção para garantir o funcionamento dos respiradores”, ressalta.

O coordenador de Soluções em Tecnologia e Inovação STI-SENAI Rondônia, José Rafael Nascimento Lopes informa que, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), existem mais de 200 equipamentos na rede pública e os primeiros respiradores danificados já foram enviados para o Centro Tecnológico de Mecatrônica (CETEM). Conforme as informações dos órgãos de saúde, cada respirador em atividade tem a capacidade de atender e salvar 10 vidas.

De acordo com a coordenação de STI, reparos de maior complexidade, que por ventura não sejam solucionados no CETEM, serão enviados para o Centro Integrado de Manutenção e Tecnologia (CIMATEC) do SENAI da Bahia, ou para outra unidade do SENAI no Brasil apta a efetuar esta manutenção e que possa atender a demanda. A logística para envio e retorno destes equipamentos acontece graças ao convênio efetuado com o Governo Federal, através da Força Aérea Brasileira (FAB). A equipe de transporte do Magazine Luiza também se colocou à disposição para realizar o transporte dos equipamentos de Rondônia para uma das unidades habilitadas da rede SENAI no Brasil. Dentro do território de Rondônia, o transporte ficará sob a responsabilidade da Energisa.

Para o diretor-presidente da Energisa Rondônia, André Theobald, "o trabalho em parceria é uma das premissas do movimento Energia do Bem, que a Energisa criou para apoiar iniciativas de combate aos efeitos da pandemia da Covid-19. É natural que estejamos unidos com a FIERO e o SENAI, instituições das quais já atuamos em conjunto em outras frentes, como o programa Geração Energia, que visa a capacitação de jovens para o mercado de trabalho, e a formação de novos eletricistas", comenta.

Com relação ao tempo de manutenção dos respiradores que necessitarão ser deslocados, o coordenador de STI informa, que essa logística demorará de duas a quatro semanas até o seu retorno ao Estado. “Precisamos observar os protocolos de higiene. Uma higienização é realizada antes do equipamento sair do hospital. Quando chega até nós, faremos outra limpeza, embalaremos e enviaremos para a unidade designada, e o mesmo procedimento de higienização antes do seu retorno”, explica José Rafael.

A Rede SENAI* está presente em todo o País, prestando serviços de educação, na formação de profissionais para atuar na indústria e na área de inovação e tecnologia, trabalhando em pesquisa avançada, garantindo e desenvolvimento de novos produtos e soluções para as empresas. Nesses últimos meses, o SENAI já investiu R$ 67,4 milhões em ações voltadas ao enfrentamento do novo coronavírus, que vai desde ao conserto de respiradores mecânicos à produção de insumos ao sistema de saúde e a seus profissionais.

*A rede SENAI é composta por 587 unidades fixas, 457 unidades móveis – sendo 02 barcos-escola e 331 laboratórios de serviço

Juntos vamos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias, publicações legais e vídeos sobre as ações no combate à COVID-19 na página especial no Portal FIERO

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook

Vivemos em um novo mundo

Vivemos em um novo mundo

Estamos tendo impactos sociais, financeiros, ambientais, políticos, tudo de roldão, tudo mudando com uma rapidez muitas vezes assustadora