SENAI-RO inicia estruturação para capacitar profissionais na manutenção de veículos elétricos e híbridos
Segundo Luana, "foi uma grande oportunidade participar do curso de veículos híbridos e elétricos
Dois profissionais do SENAI Departamento Regional de Rondônia, a analista de educação CEBEP, Luana Carine Borges de Souza e o instrutor da área automotiva do SENAI CEET, em Porto Velho, Reginaldo de Jesus Barros, participaram de mais uma capacitação com certificação internacional em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit).
O treinamento em Manutenção de Veículos Elétricos – Level I, II e III foi ministrado em duas etapas. A primeira etapa online autoinstrucional e o treinamento prático presencial, que aconteceu na Escola SENAI CFP 1.13 – Ipiranga-SP.
De acordo com Jesus, esse curso agregou um conhecimento imensurável ao meu trabalho, pois no primeiro momento em sala de aula já pude contextualizar sobre essa nova tendência dos veículos automotivos elétricos. Os conhecimentos adquiridos enriquecem nossas aulas e melhor ainda, faz com que nossos alunos fiquem mais otimistas em relação a profissão de reparadores veiculares”, disse.
Jesus comentou que “independentemente da certificação, o SENAI está seguindo em alta velocidade o caminho para o futuro tecnológico e inserção dos nossos alunos para o mercado de trabalho”.
Segundo Luana, "foi uma grande oportunidade participar do curso de veículos híbridos e elétricos. Principalmente pela necessidade de me inteirar aos assuntos envolvendo novas tecnologias, aprimorando as habilidades técnicas e competências”, falou.
Luana ressaltou que “os carros elétricos têm sido a principal aposta mundial da indústria para oferecer aos seus consumidores, entendendo essa importância, volto a dizer a grandiosidade de ter participado dessa certificação internacional, pois é mais um passo à frente do nosso DR para ofertar cursos na área”, exultou.
Para o gerente de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, “a certificação eleva ainda mais a nossa instituição, que dá mais um salto qualitativo, para estar paripassu com as exigências do mercado/indústria e diretrizes do SENAI-RO e DN. Em correspondência atualizada com os avanços tecnológicos e perfis profissionais demandados e também em estreita sintonia com o caminhar do progresso tecnológico dando respostas cada vez mais assertivas e rápidas para os problemas e desafios do mundo laboral”, pontuou.
Conforme Coelho, participar deste treinamento agrega aos profissionais integrantes do quadro e aos estudantes, uma maior gama de conhecimentos novos e atualizados, elevação da competência técnica-profissional, novas habilidades e reposicionamento no mercado como profissionais na fronteira do conhecimento tecnológico.
Quanto à parceria com a empresa alemã, Coelho foi taxativo ao afirmar que “trata-se de um rico e contributivo intercâmbio, uma parceria de transferência de conhecimentos e acesso a máquinas, dispositivos e equipamentos tecnológicos “de ponta”, significando vanguarda, sair na frente e poder promover mudanças de paradigmas e de modus operandi do SENAI e das empresas/indústrias", garantiu.
O diretor regional do SENAI-RO, Alex Santiago lembrou que DN, antevendo a demanda por mão de obra qualificada no segmento da eletromobilidade, tanto dentro da indústria quanto no mercado de reparação, está buscando mediante das parcerias e certificações internacionais, qualificar replicadores e preparar a infraestrutura das escolas de forma proativa e estratégica.
Santiago destacou que o foco do trabalho da GIZ no Brasil são as energias renováveis e a eficiência energética, a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais, além de temas como formação técnica, transformação urbana e oportunidades de financiamento para investimentos em prol do clima e essa parceria com SENAI é de extrema importância, porque nos dá a oportunidade de qualificar nossos instrutores e professores nas novidades do mercado, como este treinamento ministrado por um especialista alemão.
“Neste contexto”, argumentou Santiago, o SENAI Rondônia se adequa a uma tendência mundial de redução das emissões atmosféricas apoiando o mercado automotivo mediante a capacitação de pessoas a fazerem a manutenção preventiva e corretiva dos novos veículos elétricos e híbridos. A capacitação é fruto da parceria com uma empresa alemã com a participação de dois dos nossos colaboradores que adquiriram conhecimento no que existe de mais novo em tecnologia, que fará parte dos nossos programas de cursos”, finalizou.
Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)
A GIZ é uma empresa federal alemã para cooperação técnica que atua no Brasil na promoção do desenvolvimento sustentável” e tem uma parceria antiga com o SENAI, por exemplo, o curso de “Boas Práticas em Sistemas de Refrigeração Comercial”, criado no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs (PBH), ministrado nas unidades do SENAI em Porto Velho, Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes.
Motorista que zombou de atropelamento pode responder por outros crimes
Jurista afirma que postagens feitas nas redes sociais podem ser prova de omissão de socorro e incitação ao crime
Ações de combate ao racismo são adotadas nos polos de atividades esportivas e eventos
Luta contra o racismo exige a participação de todos
Passagens aéreas por apenas R$ 178 (ida e volta) de Porto Velho para Natal e mais 7 cidades
Promoção tem opções muito baratas para embarque no ano que vem na capital amazonense, já com todas as taxas incluídas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook