Servidores da Saúde de Rondônia iniciam 2022 fortalecidos com o Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração
O Executivo Estadual busca através da aprovação do plano melhorar a satisfação do servidor, pois entende que a desmotivação prejudica a prestação de serviço
O PCCR visa maior valorização dos profissionais da Saúde de todo o Estado
O ano de 2022 iniciou com o fortalecimento dos profissionais da Saúde de Rondônia que passam a contar com o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR), considerado uma vitória após uma luta histórica de duas décadas. A Lei N° 5.243, de 28 de dezembro que dispõe sobre o PCCR é pontuada como extremamente importante para os servidores que se doaram por anos pela Saúde Pública do Estado. Sancionado pelo Governo de Rondônia, o PCCR objetiva oferecer um maior incentivo, valorizando os servidores, atendendo seus anseios e possibilitando um atendimento de excelência e qualidade.
Conforme defendido pelo Governo de Rondônia, o Plano de Carreira tem como fundamentos a preservação do interesse público, tendo em vista a melhoria profissional, com o objetivo de prestar serviço de melhor qualidade à população; bem como o desenvolvimento do servidor na respectiva carreira, com base na igualdade de oportunidades, na qualificação profissional, no mérito funcional e esforço pessoal; a isonomia remuneratória entre cargos e funções iguais ou assemelhados e a remuneração compatível com a complexidade e a responsabilidade das tarefas; e a valorização do servidor.
Em outubro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou reuniões para construir o PCCR. A elaboração teve participação dos sindicatos, dos conselhos, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Casa Civil e outras secretarias do Governo do Estado. Após a construção, o plano foi encaminhado para a Assembleia Legislativa, onde foi aprovado.
Além de atender profissionais da saúde, o PCCR atenderá aos aposentados e pensionistas vinculados ao regimento próprio de Previdência Social, cujo os benefícios previdenciários serão oriundos dos respectivos cargos públicos.
A enfermeira Marlede atualmente trabalha no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
A enfermeira Marlede Carvalho Dorta, que trabalha na área há 14 anos, conta a emoção de iniciar o ano com o sonho do PCCR da Saúde concretizado pelo Governo do Estado. “Sinto-me emocionada, por essa realização da classe; pelo reconhecimento e valorização dos profissionais da saúde. A nossa categoria vem há anos trabalhando com afinco, doando sua própria vida em prol dos pacientes”, emocionada, conta Marlede.
AVANÇO
Com o PCCR será possível estabelecer trajetórias de crescimento e avanço contínuo aos servidores da área, além da acentuação da celeridade dos serviços públicos, atendendo, o grau de responsabilidade, a natureza e a complexidade dos cargos integrantes de cada carreira.
A enfermeira também destaca o incentivo que o plano dará aos profissionais. “ O PCCR veio para nos dar um gás, já que todos os dias estamos na luta para salvar vidas. Vejo como uma questão de justiça, pois, possibilitará o crescimento da nossa trajetória profissional contínua mediante a progressão, a promoção e a avaliação periódica”, afirma.
Para ela, o avanço também vai além do aumento salarial. “O plano vem para renovarmos nosso compromisso como servidores públicos, com garantia dos nossos direitos, mas também com o cumprimento dos nossos deveres”.
VALORIZAÇÃO
O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), deu um importante passo em prol da valorização profissional dos servidores da Saúde, e sancionou ainda no final de 2021 a Lei N° 5.243, de 28 de dezembro que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos e Remuneração do Grupo Ocupacional Saúde, diretamente ligado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A Lei entrou em vigor na data de sua publicação, com efeitos financeiros a partir de 1° de janeiro de 2022
O secretário de Estado da Saúde, Fernando Maximo, destaca a importância dessa conquista. “O PCCR dos trabalhadores da Saúde é extremamente justo, levando em consideração o trabalho árduo e a dedicação que esses servidores têm tido com o povo de Rondônia, especialmente, nesse momento de pandemia,” afirmou.
Lei torna parques aquáticos acessíveis para pessoas com deficiência em Rondônia
Desta forma, o Poder Executivo avança em criar condições para que Rondônia seja um estado cada vez mais inclusivo
Governo de Rondônia prorroga prazo de vencimento do IPVA para agências de turismo, transportes escolares e de motoristas de aplicativos
A dispensa de multa e juros moratórios e demais acréscimos legais que trata esta Lei, fica condicionada ao pagamento total à vista e em moeda corrente até as datas de vencimentos
Hub﹒Ro abre inscrições para segundo programa de pré-incubação com negócios rondonienses
Projeto gratuito incentiva ideias e desenvolve o ecossistema empreendedor através do preparo, fortalecimento e suporte às micro e pequenas empresas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook