Servidores do Samu recebem treinamento
Cerca de 35 servidores da saúde participaram de treinamentos pré-hospitalares em Ji-Paraná
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou um treinamento em atendimento pré-hospitalar para enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores de veículos de emergência, que devem atuar junto ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As atividades foram realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Estácio Unijipa e empresas da cidade.
“Capacitar os profissionais que irão compor a equipe faz toda a diferença na sobrevida desses pacientes. Não basta o Samu chegar rápido nos atendimentos, é preciso ter conhecimento do emprego de técnicas que serão adotadas. O profissional tem que entender que o serviço pré-hospitalar vai fazer a diferença entre a vida e a morte de alguém”, disse a enfermeira Mara Bastos, do Conselho Regional de Enfermagem, uma das instrutoras do treinamento.
A capacitação teve início no domingo (26), com aulas teóricas e atividades físicas, envolvendo mais de 35 servidores. Já as atividades práticas ocorreram a partir de segunda-feira (27), em um espaço cedido pela Estácio Unijipa. Toda a programação realizada pelo Corpo de Bombeiros e Núcleo de Educação Permanente do Conselho Regional de Enfermagem encerrou na quarta-feira.
“Esse treinamento foi extremamente importante para os profissionais que vão atuar no Samu de Ji-Paraná, com previsão de inauguração entre o dia 24 de junho e 1º de julho. Foram quatro dias de atividades intensas com aplicação de técnicas de suporte ao trauma pré-hospitalar. Uma capacitação que fará toda a diferença no serviço que estaremos ofertando”, ressaltou Marcel Leme, enfermeiro e coordenador geral do Samu.
Durante o período de treinamento, os alunos foram submetidos a situações de pressão e grande estresse físico, emocional e psicológico, a fim de prepará-los para as situações reais do dia a dia, cuja incumbência é a correta aplicação do atendimento pré-hospitalar.
A unidade contará com cerca de 45 profissionais. O início dos atendimentos está previsto para a segunda quinzena de junho. O serviço funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e será acionado pelo número 192, por meio de telefone fixo ou móvel.
Sobre o Samu
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências. O atendimento pré-hospitalar móvel em situações de urgência é caracterizado pela busca precoce da vítima após a ocorrência de um incidente que afete sua saúde, seja de natureza clínica, cirúrgica, traumática ou psiquiátrica. Este tipo de atendimento evita o agravamento da condição da vítima, minimizando o sofrimento, prevenindo sequelas ou mesmo evitando o óbito, por meio de atendimento e/ou transporte adequado.
O serviço é gratuito, acessado pelo número "192", funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências. Por isso, o SAMU 192 tem papel fundamental na organização do atendimento na rede de Atenção às Urgências.
Prefeitura realiza audiência do 1º quadrimestre de 2024
Seis secretarias participaram da audiência: Semosp, Semplan, Semeia, Semed, Semusa e Semasf
Seca fica mais branda na região Norte segundo última atualização do Monitor de Secas
Com isso, a área com seca extrema na região Norte como um todo caiu de 24% para 20% do total, indicando um abrandamento regional da seca
Espetáculo Cora do Rio Vermelho será apresentado em Porto Velho com entrada gratuita
Sucesso nos palcos há mais de dois anos, espetáculo em homenagem a Cora Coralina, estreia em Porto Velho
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook