Servidores do TJRO participam da elaboração de Programa de Qualidade de Vida no Trabalho
A partir das respostas dos(as) servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as), as informações foram divididas em temáticas, como organização do trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e valorização profissionais, saúde, dentre outros
Durante os dias 3 e 4 de novembro, servidores(as) de diversas áreas participaram de uma oficina para elaboração da política e do programa de Qualidade de Vida no Trabalho no Poder Judiciário do Estado de Rondônia, na Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça. O trabalho é baseado na pesquisa institucional realizada entre os meses de junho e julho, que contou com a participação de mais de 2 mil pessoas e na qual o público interno da instituição avaliou as condições e situações no trabalho que são causadoras de bem-estar ou mal-estar dentre os colaboradores.
A partir das respostas dos(as) servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e demais colaboradores(as), as informações foram divididas em temáticas, como organização do trabalho, relações socioprofissionais, reconhecimento e valorização profissionais, saúde, dentre outros. A partir de uma base normativa com leis, instruções e resoluções foram definidos conceitos de política e traçados projetos e ações que promovam a qualidade de vida no trabalho no Poder Judiciário.
Segundo a coordenadora da comissão formada para implementação do Programa de QVT no PJRO, Iuna Sapia, a oficina reuniu as informações que foram prestadas pelos participantes de todo o Estado, de modo a refletir as opiniões e percepções de cada um que participou da pesquisa. “Desta forma, a política e as ações estarão em consonância com aquilo que foi apreendido durante a pesquisa”, afirmou Iuna.
Para o secretário de Gestão de Pessoas do TJRO, Gustavo Nicocelli, a implementação do Programa de Qualidade de Vida no PJRO demonstra a preocupação da administração e dotar a instituição de meios e ferramentas necessárias ao bom desempenho das atividades pelos magistrados (as) e servidores (as) do Judiciário. Somado a isso, como destaca a diretora do Departamento do Conselho da Magistratura, Cecileide Correia, a expressiva participação dos(as) magistrados(as) durante o levantamento contribuiu sobremaneira para que o contexto institucional das respostas fosse ampliada, de modo que a política contempla também a visão de juízes(as) e desembargadores.
Segundo o professor Mário César Ferreira, professor da Universidade de Brasília (UnB) e consultor do TJRO, já foram realizadas quatro etapas do trabalho, que incluíram a apresentação dos métodos de trabalho, a aplicação da pesquisa com o público, a apresentação para todos dos resultados do levantamento e a realização das oficinas para a política e o programa de QVT. O próximo passo, de acordo com Ferreira, com formação na França e coordenador de um reconhecido grupo de pesquisas na área de qualidade de vida no trabalho, é a entrega de um livro, colaborativo, que irá nortear as ações relacionadas ao tema no Judiciário de Rondônia.
Ato Conjunto define expediente nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo
Nos dias de jogos da Seleção Brasileira, salvo indisponibilidade do sistema, não haverá prorrogação dos prazos processuais e regimentais
Moradores de Rio Pardo e Jaci-Paraná serão beneficiados com ações da Tenda Família Cidadã
Objetivo é prevenir situações de vulnerabilidade e risco social para as famílias
São Paulo registra primeira morte pela variante BQ.1.1 da covid-19
Mulher tinha 72 anos e várias comorbidades
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook