Servidores vão a Porto Velho para viabilizar projetos de descarte de resíduos

Equipes da Semma e do Saae analisam projetos que visam o benefício da reciclagem no meio ambiente

Semcom
Publicada em 27 de janeiro de 2023 às 11:46
Servidores vão a Porto Velho para viabilizar projetos de descarte de resíduos

SERVIDORES PARTICIPAM de reuniões em Porto Velho visando melhorias para Vilhena

Nesta quarta-feira, 25, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e do Serviço Autônomo de Águas e Esgotos (Saae) estiveram em Porto Velho, visitando a empresa recicladora de Resíduos da Construção Civil (RCC), e também participando de encontros para a discussão de projetos sobre o descarte de resíduos sólidos com os órgãos municipais.

Foram feitas visitas à secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) de Porto Velho, em encontro com o secretário da pasta Alexandro Miranda Pincer, e com o geólogo e economista Márcio Freitas Martins. Os servidores vilhenenses também foram até a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), e se encontraram com o diretor de saneamento Marcelo Melo Barroso, e no gabinete da Prefeitura de Porto Velho com o prefeito Hildo Chaves.

Os RCCs são derivados de construções, reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, e os provenientes da preparação e escavação de terrenos, como: tijolos, concreto em geral, rochas, metais, resinas, tintas, madeiras, telhas, pavimento asfáltico, vidros, fiação elétrica, plásticos, entre outros.

Vera Lúcia, secretária municipal de Meio Ambiente, apontou detalhes sobre os desafios do setor, as vantagens da reciclagem e a estrutura necessária. “Um ótimo encontro, que certamente trará muitos benefícios para Vilhena. As vantagens são diversas, como a recuperação de agregados para a construção civil evitando a necessidade de exploração de novas fontes minerais, além da destinação correta dos resíduos evitando os impactos diversos da disposição irregular”, declarou Vera.

O gerenciamento desses resíduos é necessário para minimizar os riscos ambientais e evitar problemas para a saúde pública, pois a acumulação dos RCCs em locais inadequados pode gerar vetores de lixo e o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, o que acarreta na proliferação de doenças.

ADAPTAÇÃO - As reuniões irão colaborar a fim de estudar, trocar experiências e encontrar soluções para a gestão de resíduos da construção civil em Vilhena. Os resultados discutidos indicam a necessidade de estruturação de um planejamento ambiental efetivo do município, incluindo a revisão de planos como o de saneamento básico e de gestão de resíduos sólidos.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook