Sesau adere ao Programa de Integridade que garante o combate à corrupção; ações são monitoradas pela Controladoria-Geral de Rondônia
O prazo para implementação do Programa de Integridade, nos termos do decreto, será definido por meio de Portaria Conjunta, a ser editada pela CGE e pelo órgão ou entidade
Com adesão ao programa, Sesau traçará plano de medidas e ações visando o combate à corrupção
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), recebeu nesta última segunda-feira (13), o certificado de adesão ao Programa de Rondoniense de Integridade (Proin), que visa o combate à corrupção em todas as modalidades e contextos, bem como garantir os valores da integridade; ética; transparência pública e controle social público. Buscando articular, nas disposições previstas no Decreto n° 26.238, de 19 de julho de 2021, todas as normas já existentes que fomentam a cultura de integridade no setor público, no âmbito do Estado de Rondônia.
Com a adesão do Porin, o próximo passo é aplicar o plano de integridade que será elaborado pela equipe da Sesau, com o objetivo de traçar um horizonte de ações de conscientização de conduta ética, disciplina de conflito de interesses, mapeamento de processos e definição de responsabilidades.
“Após a aplicação do plano de integridade elaborado exclusivamente pela Sesau, as ações serão monitoradas pela equipe da Controladoria-Geral do Estado (CGE), efetuando a consultoria, caso seja necessário. Vale ressaltar que esse plano não é da CGE, mas sim, da própria Secretaria da Saúde que busca por um Poder Executivo ético”, diz o controlador-geral, Francisco Netto.
De acordo com o Art. 5° do decreto, os órgãos e as entidades da Administração Pública Estadual vinculadas ao Executivo Estadual deverão instituir o Programa de Integridade, com o objetivo de promover a adoção de medidas e ações institucionais destinadas à prevenção, detecção e remediação das fraudes e atos de corrupção.
O secretário da Sesau, Fernando Máximo, diz que, “a prevenção é aquela que age antes das coisas acontecerem, que consegue enxergar os riscos e os acontecimentos prévios os problemas vindouros e, a partir daí, conseguimos tomar medidas preventivas que evitem que o problema aconteça. Esse é o grande ponto para esse plano”, finaliza.
O prazo para implementação do Programa de Integridade, nos termos do decreto, será definido por meio de Portaria Conjunta, a ser editada pela CGE e pelo órgão ou entidade.
Projeto de Lei prevê pagamento de abono salarial para profissionais da Educação
Conforme o cronograma da Seduc, o pagamento do abono será incluído em folha de pagamento deste mês de dezembro, logo após a aprovação da Assembleia Legislativa
Última Feira da Mulher Empreendedora de 2021 será no próximo sábado (18) no Espaço Alternativo
Evento vai reunir 50 expositores com produtos diversos
Na sessão de posse, nova Diretoria pede comprometimento de conselheiros regionais com a ética e formação
O presidente reeleito Rogelio Rocha fez um discurso com apelo para a união do Plenário, reforçando que os embates ocorreram no período das eleições, mas que agora o que se busca é o comprometimento de cada eleito para um CRF mais forte
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook