Setembro: Calendário colorido de campanhas propõe reflexões e lutas
Mês dedicado à prevenção ao suicídio, que é um grave problema de saúde pública, e que tem um impacto em toda a sociedade
Campanhas de prevenção e ações de conscientização sempre estão presentes no TJRO, e este ano não será diferente, o 9° mês do ano é pintado com cores que nos alertam e conscientizam sobre lutas distintas, reflexões, prevenção e tratamento de doenças, trazendo debates e temas importantes, que merecem mais visibilidade, não só no mês de setembro, mas em todo ano.
Setembro amarelo
Mês dedicado à prevenção ao suicídio, que é um grave problema de saúde pública, e que tem um impacto em toda a sociedade. Algumas das ações que movimentam o mês são dedicadas ao combate e conscientização para o problema, que, dentre as principais causas, estão relacionadas a transtornos psiquiátricos, esquizofrenia e uso de substâncias psicoativas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos casos podem ser evitados, ressaltando a importância de se falar corretamente sobre o assunto, impedindo que informações inadequadas cheguem à população e aumentem o estigma relacionado aos transtornos mentais.
A importância de saber identificar quando alguém está com problemas mentais escutando-o, demonstrando empatia, mas, principalmente, levando-o ao médico psiquiatra, pode ajudar a salvar vidas.
Setembro vermelho
Uma iniciativa de conscientização para os cuidados com a saúde cardíaca e para a prevenção das doenças cardiovasculares. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil indivíduos por ano sofrem infarto agudo do miocárdio (IAM) e em cerca de 30% dos casos ocorre óbito. A estimativa é que até 2040 o índice deva sofrer um aumento de até 250% no país.
Dentre as doenças cardiovasculares mais comuns estão os acidentes vasculares cerebrais (AVC), infartos, insuficiência cardíaca e as doenças arteriais periféricas. A atenção à saúde do coração deve acontecer todos os dias do ano, a cada escolha, a cada acompanhamento médico, a cada exame e consultas de rotina
Prestar atenção ao ritmo da vida, aos hábitos e aos sinais do corpo é fundamental para que o coração possa bater saudável.
Setembro verde
21 de setembro é o dia nacional de luta da pessoa com deficiência. Essa data foi oficializada em 2005, pela Lei Nº 11.133. E foi escolhida porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.
Assim sendo, o dia surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.
Setembro azul
Visibilidade da Comunidade Surda, comemorado no dia 26 de setembro, a cor azul simboliza orgulho e resistência e remete à segunda guerra mundial, em cujo período, todas as pessoas com deficiência, dentre elas os surdos, eram identificados com uma faixa azul no braço.
Voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos, traz pautas importantes sobre a luta da comunidade surda.
TJRO decide que Estado de Rondônia tem legitimidade para exigir apresentação de documento fiscal de empresa
Tese foi firmada após julgamento de Incidente de Assunção de Competência
Município conclui com sucesso o 3º Festival do Tambaqui da Amazônia
A banda do peixe foi comercializada a R$ 20,00 e a entrega ocorreu pelo sistema drive-thru, das 11h às 13h30
Nota Pública - TRT da 14ª Região
Imprescindível esclarecer que a Exma. Sra. Presidente do TRT-14, Dra. Maria Cesarineide de Souza Lima, é natural de Rio Branco, Estado do Acre e possui domicílio fixo em Porto Velho-RO
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook