Sibutramina: realmente ajuda no emagrecimento?

A sibutramina é de uso oral e é utilizada com duas finalidades: a primeira será direcionada à perda de peso e a segunda à prevenção do declínio do gasto energético proveniente dessa perda

Redação
Publicada em 28 de julho de 2021 às 15:30
Sibutramina: realmente ajuda no emagrecimento?

O cloridrato de sibutramina monoidratado, conhecido popularmente apenas como sibutramina, é um medicamento utilizado em uma terapia complementar a um programa de gerenciamento de peso. Esse tipo de tratamento é indicado apenas para pessoas que possuem o índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30kg/m².

Sibutramina emagrece? A sibutramina é de uso oral e é utilizada com duas finalidades: a primeira será direcionada à perda de peso e a segunda à prevenção do declínio do gasto energético proveniente dessa perda. No primeiro caso, essa diminuição acontecerá devido a uma redução quanto a ingestão de alimentos, por trazer saciedade mais rapidamente. Já o segundo ponto, é devido à diminuição da fome.

Por isso, é necessário que essa substância seja ministrada com acompanhamento profissional e seu uso deve ser associado a um tratamento para perda de peso, que será desenvolvido por um especialista responsável por realizar o acompanhamento do processo.

Para que haja um melhor aproveitamento e um uso adequado, a sibutramina deverá ser ingerida juntamente com uma dieta pré-estabelecida que vise à redução de calorias da alimentação em associação com atividades físicas apropriadas para o tipo de tratamento desejado.

Respostas do corpo ao uso de sibutramina

Por mais que se tenha uma noção a respeito dos principais efeitos que esta substância causa no corpo humano, existem alguns diferenciais de pessoa para pessoa ao longo do tratamento utilizando a sibutramina.

Desse modo, ao longo do programa determinado para perda de peso, cada pessoa responderá de uma forma distinta, podendo ter resultados mais rápidos e claros. Outras, por sua vez, acabam passando por uma demora maior para que sejam notados resultados mais significativos.

É preciso estar atento a respeito dessas mudanças e caso haja variação em relação aos resultados esperados, o médico responsável pelo tratamento deve ter conhecimento para que este adeque a dieta, assim como o uso da substância e as atividades físicas, tornando tudo mais funcional em busca de melhores resultados.

Nesses casos, algumas possibilidades podem ser destacadas. A primeira delas é que o médico modifique a dosagem da sibutramina durante o tratamento, considerando sempre a necessidade do corpo. Entretanto, as doses somente podem ser aumentadas mediante recomendações profissionais.

Para quais pessoas o uso da sibutramina é indicado?

A necessidade de ter um acompanhamento adequado para iniciar o uso de sibutramina está ligada ao fato de que existem algumas especificidades para que ela seja utilizada. Primeiramente, ela somente é indicada para pessoas com obesidade, destacando as que tenham um IMC maior que 30kg/m².

Outro fator essencial é que essas pessoas deverão ser avaliadas corretamente quanto às contraindicações do medicamento. Dessa forma, com um acompanhamento médico e um tratamento adequado, o uso da sibutramina será controlado e evitará que a pessoa acabe se prejudicando.

Esse medicamento serve como auxiliar no programa de emagrecimento. Portanto, é indicado para pessoas que sigam algum tratamento direcionado a essa finalidade. Não é indicado que seja ingerido sem nenhum outro tipo de acompanhamento por trás. 

Em alguns casos, como em pacientes que possuam riscos para a saúde, como a hipertensão arterial, DM tipo 2, a apneia do sono, a osteoartrose e a dislipidemia, os médicos poderão indicar o uso de sibutramina também associado a dieta e às atividades físicas em casos de IMC igual a 25kg/m².

Sibutramina auxilia na redução de consumo de açúcar

Como sua finalidade no organismo é inibir o exagero no consumo de alimentos, a sibutramina serve como um auxiliar em tratamentos mais avançados em pacientes que possuem dificuldade de controlar a ingestão de alguns alimentos.

Em muitos casos, o consumo de açúcar exagerado pode, além de causar aumento de peso, levar as pessoas a uma pré-diabetes. Essa condição, por sua vez, pode ser controlada com o uso desse medicamento, especialmente associado a uma dieta, que fará com que essa pessoa passe por uma diminuição no consumo de alguns alimentos, destacando os doces.

Alguns pacientes, ao utilizarem esse medicamento associado com dietas, destacam que ao longo do processo passaram por uma perda na vontade de consumir açúcar. O alto consumo de açúcar, além de ser a causa principal da diabetes, pode também desenvolver outros problemas de saúde, como refluxo.

Com apoio em uma boa reeducação alimentar, acompanhada por um médico especialista, e a utilização controlada da sibutramina, essa substância pode se tornar primordial para que o paciente consiga controlar problemas de saúde adjacentes e tenha uma vida melhor.

Onde posso encontrar dicas de Saúde?

Confirma mais dicas e outros informativos www.minhasaude.org

minhasaude.org é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook