Sindicato reforça luta contra demissões, fechamento de postos de trabalho, assédio moral e sexual no Itaú

Mesmo com estes lucros astronômicos e consecutivos, com ou sem crise econômica ou sanitária, o banco continua demitindo e fechando postos de trabalho

Assessoria/SEEB/RO
Publicada em 14 de julho de 2022 às 11:49
Sindicato reforça luta contra demissões, fechamento de postos de trabalho, assédio moral e sexual no Itaú

Os bancários do Itaú de todo Brasil, retardando o atendimento em unidades ou protestando com faixas e panfletos promoveram, na manhã desta quinta-feira (14/7), o Dia Nacional de Luta contra as demissões, fechamento de postos de trabalho, assédio moral e sexual. Em Rondônia o ato foi marcado por uma reunião do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) com os funcionários da agência do Itaú da avenida José de Alencar, no Centro de Porto Velho.

“O Itaú é o banco que mais lucrou no primeiro trimestre de 2022. Foram R$ 7,3 bilhões nos três primeiros meses do ano, uma alta de 15,1% em relação ao mesmo período de 2021. Mesmo com estes lucros astronômicos e consecutivos, com ou sem crise econômica ou sanitária, o banco continua demitindo e fechando postos de trabalho. Por isso, nesta reunião, levamos aos trabalhadores a importância de estarmos juntos, para fortalecer a luta principalmente neste momento em que as rodadas de negociação (com a Fenaban) que fazem parte da Campanha Nacional dos Bancários já estão acontecendo”, esclareceu José Toscano, secretário de Administração do SEEB-RO e funcionário do Itaú.

ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

A reunião serviu ainda para reforçar o pedido - aos funcionários - a contribuir com o combate ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “Todos sabemos que a sobrecarga de trabalho é a regra na maioria dos bancos, e no Itaú não é diferente. Os bancários estão sobrecarregados e adoecendo pela cobrança exagerada por resultados em metas humanamente impossíveis e pelo medo constante de demissão. Além disso, com as mais recentes e estarrecedoras denúncias de assédio sexual contra bancárias, orientamos que, caso algo semelhante ocorra dentro do ambiente de trabalho, que o trabalhador/trabalhadora denuncie imediatamente ao Sindicato, para que possamos levar ao departamento de Recursos Humanos da instituição financeira e cobrar uma investigação rígida sobre as denúncias e, em caso de comprovação, que os assediadores sejam devidamente punidos”, detalhou Edson Wilson, secretário de Saúde do SEEB-RO que, ao lado de Toscano, estava acompanhado dos dirigentes Cleiton dos Santos (secretário geral), Wanderson Modesto (Jurídico) e Clemilson Farias (Finanças).

REESTRUTURAÇÃO

No dia 4 de julho o banco anunciou a automação da Diretoria de Operações Centralizadas e da Diretoria de Negócios ItauCred Veículos, que tem gerado muitas demissões. O banco deu o prazo de apenas 15 dias para a área de consignado e 60 dias para aérea de veículos para realocação dos funcionários, no qual o bancário terá de se candidatar a uma vaga e passar por processo seletivo interno, para só depois ter o retorno da aprovação. Isso se conseguir encontrar uma vaga.

Essa medida desumana claramente vai gerar mais dispensas que já vinham sendo executadas pelo banco. Além disso, foram encerradas 211 unidades do banco entre janeiro e maio de 2022, sendo 108 só em São Paulo.

Até que a situação seja resolvida, a COE Itaú suspendeu todas as outras negociações com o banco.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook