Skincare em pele negra: veja os melhores cuidados

Se você tem a pele negra e deseja incorporar práticas de skincare na sua rotina, veja algumas dicas para deixar a sua pele mais saudável e bonita!

Da redação/Foto: Ilustrativa
Publicada em 25 de maio de 2022 às 20:05
Skincare em pele negra: veja os melhores cuidados

As práticas de cuidado com a pele precisam ser feitas com atenção e produtos adequados para cada tipo de pele. Além disso, é preciso estar atento aos momentos do dia em que esses cuidados são mais recomendados. 

Em função do racismo, outras peles que não são brancas acabam invisibilizadas no mercado de produtos cosméticos e no marketing desse segmento, o que pode provocar danos consideráveis para pessoas que não têm acesso a informações adequadas.

Por isso, antes de buscar ácidos faciais seguros para realizar o seu skincare, confira alguns cuidados básicos para quem tem pele negra e como potencializar os efeitos desses cuidados.

Produtos

Existe uma série de produtos no segmento de skincare, e o seu uso depende diretamente do objetivo. Porém, pessoas com a pele negra devem priorizar alguns deles, tais como aqueles que possuem ativos como niacinamida, ácido azelaico e ácido glicólico. 

Esses ativos podem ser encontrados em hidratantes, séruns e sabonetes faciais. Eles são importantes, já que hidratam a pele, regulam a quantidade de sebo produzida e deixam a pele mais iluminada. 

Acnes e espinhas

É comum que a pele negra tenha maior tendência para produzir acnes e espinhas. Por isso, nenhuma prática de skincare voltada a esse tipo de pele pode ignorar isso e precisa incorporar procedimentos e produtos com o objetivo de controlar essa oleosidade.

Alguns exemplos de ativos importantes nesse processo são o ácido glicólico e o ácido mandélico, aplicados conjuntamente ao hidratante peróxido benzoíla. Para finalizar o cuidado, sempre passe filtro solar específico para peles oleosas, assim esse produto não reduz o efeito dos ácidos aplicados previamente. 

Idade, higienização e hidratação

Todos sabem a importância de higienizar a pele diariamente. Peles negras costumam apresentar glândulas sebáceas maiores, o que exige uma higienização duas vezes ao dia para evitar que os poros entupam e espinhas sejam formadas a partir disso. Invista em bons sabonetes líquidos com ativos adstringentes capazes de remover os resíduos acumulados no rosto sem ressecá-lo.

Outro fator importante a ser considerado na rotina skincare é a madurez da pele. Pessoas negras mais velhas precisam caprichar na hidratação da pele com ácido hialurônico e vitamina C, que podem ser facilmente encontrados em séruns e hidratantes.

Protetor solar diariamente 

Em função da falta de conhecimento, muita gente acaba reproduzindo ideias bastante equivocadas e recorrentes sobre os cuidados com a pele negra. Um exemplo disso é  que esse tipo de pele não precisa de protetor solar, já que “envelhece mais devagar”. 

Embora a melanina seja um fator de proteção contra a incidência de raios solares, as pessoas negras também precisam aplicar protetor solar diariamente, incluindo os momentos em que permanecem em casa. Os filtros solares evitam a formação de manchas (especialmente as de melasma, muito comuns em peles negras) e problemas graves como câncer de pele.

Mask sheet

A mask sheet é uma máscara de tecido que apresenta uma concentração elevada de ativos que reduzem a oleosidade, tratam manchas, alteram a textura e hidratam o rosto.

Essas máscaras são descartáveis e feitas de algodão ultrafino (que parece com uma folha de papel). A ideia é umedecê-las com diferentes produtos com propriedades que auxiliam em tratamentos dermatológicos e podem ser aplicados no rosto.

Vale lembrar que essas máscaras são ricas em minerais e vitaminas, contudo elas não devem substituir os tratamentos dermatológicos, visto que não são capazes de produzir outros efeitos, como esfoliar a pele e realizar uma limpeza profunda.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook