Soja lidera a produção agro em Rondônia, de acordo com o IBGE
Técnicos do IBGE apresentam resultados do Censo Agropecuário de 2017 nas regiões da Zona da Mata e Rio Machado
A apresentação dos dados foi realizada em Cacoal
Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE apresentou em Cacoal uma série de dados referentes aos resultados do Censo Agropecuário de 2017. Ao todo, 91.400 propriedades rurais foram visitadas em todo o estado de Rondônia. A soja lidera a produção agro com 48,4%.
A apresentação do IBGE foi realizada na manhã de quarta-feira (20), no auditório da agência Sicoob Fronteiras. Técnico da Regional de Cacoal, da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) participaram do encontro.
“Essa pesquisa feita pelo IBGE, o Censo Agropecuário, é de extrema importância pois a gente sabe a seriedade do Instituto, no levantamento destes dados apresentados. Dados estes que nos ajudam a direcionar as ações do governo, por meio de políticas públicas, para alavancar ainda mais a economia de Rondônia, o agronegócio”, desta Ihagor Moura, assessor técnico da Sepog em Cacoal.
De acordo com o último Censo Agropecuário apresentado pelo IBGE, a soja lidera a produção agro em Rondônia. Ao todo, 48,4% da produção é baseada na soja; já o milho corresponde a 29,8%; o café a 8,3%; e o arroz 5,6%.
Em relação aos rebanhos em Rondônia, em primeiro lugar, disparado, está o rebanho bovino que corresponde a 58,7%; em segundo lugar aparecem os galináceos, com 37,4%; os suínos com 1,7% e os equinos, com 0,8%. Em relação à piscicultura, em 2017 foram produzidos 31.000 toneladas de peixes no estado.
De acordo com técnico da Sepog, dados levantados pelo IBGE ajudam a direcionar as ações do governo, por meio de políticas públicas, para alavancar ainda mais a o agronegócio em Rondônia
“Além de facilitar o direcionamento das ações do governo, o excelente trabalho de pesquisas também é imprescindível para nortear novos empreendedores. Pessoas que buscam investir no estado de Rondônia e quererem ter uma noção real das potencialidades”, Elvan Gomes, assessor técnico da Sepog.
Regiões Rio Machado e Zona da Mata
Nas regiões de Cacoal e Rolim de Moura, conhecidas como Região Rio Machado e Zona da Mata, entre as principais culturas temporárias estão a cana-de-açucar, representando 39% da produção; a soja, com 26%; o milho em grãos, 23%; milho forrageiro, com 6%; a mandioca representa 2% da produção e o feijão, 1%. Outras culturas representam 3% da produção na região.
Já entre as lavouras permanentes, o café segue na liderança nas regiões de Cacoal e Rolim de Moura, com uma produção de 21.700 toneladas em 2017. A banana aparece em segundo lugar, com 4.147 toneladas; 2.196 toneladas de mamão. Na sequencia aparecem 2.013 toneladas de laranja; 1.102 toneladas de limão; 1.061 toneladas de maracujá; 612 toneladas de tangerina; 607 toneladas de cupuaçu; 195 toneladas de acerola. Outras produções, em lavouras permanentes, gerou 518 toneladas de produtos diversos.
Mais de 10 ruas e avenidas serão beneficiadas com iluminação de LED e outras benfeitorias
A prefeita Glaucione Rodrigues reforçou que além de mais segura a iluminação de LED também proporciona economia de energia
PLs que alteram Lei de Tortura contrariam a Constituição, tratados internacionais e o Código Penal, aponta PFDC
Em Nota Técnica, órgão do MPF destaca retrocessos na proposta que busca flexibilizar regras atuais sobre perda de cargo público para quem comete crime de tortura
Café de Rondônia concorre à premiação nacional em Belo Horizonte
Uma comitiva do governo de Rondônia, liderada pelo vice-governador, José Jodan, está presente, prestigiando o principal evento nacional e um dos maiores do mundo
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook