STF cassa decisão de juiz que condenou União a indenizar ex-deputado por bloqueio de redes sociais
Ministro Alexandre de Moraes verificou que houve invasão da competência do Supremo e interferência nos trabalhos da Corte no Inquérito 4781
Foto: Antonio Augusto/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decisão do juiz José Jácomo Gimenes, da 1ª Vara Federal de Maringá (PR), que havia condenado a União a indenizar o ex-deputado estadual Homero Marchese em R$ 20 mil em razão do bloqueio de suas contas nas redes sociais determinado pelo Supremo no inquérito das Fake News (INQ 4781).
Em decisão proferida na Reclamação (RCL) 69263, apresentada pela União, o ministro Alexandre frisou que o juiz invadiu a competência do STF ao processar e julgar um pedido que pode interferir na condução da investigação na Corte. O inquérito apura difusão de notícias fraudulentas, denunciações caluniosas, ameaças e falsas comunicações de crime contra a integridade, a segurança e a honorabilidade do Supremo.
Segundo o ministro, ao qualificar e julgar deliberações que competem exclusivamente ao STF, no âmbito de inquérito em curso, o juízo de primeira instância “desafia, não só a competência deste Tribunal, como também o modo de condução de processo que tramita na Corte”. Essa circunstância “acarreta, inclusive, inequívoco prejuízo às investigações em curso”.
Além de cassar a decisão, o ministro Alexandre de Moraes determinou a extinção do processo e o envio dos autos para o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, para adoção de providências cabíveis contra o juiz de primeira instância.
Leia a íntegra da decisão.
Deputado Ismael Crispin entrega Títulos Honoríficos a figuras ilustres de Espigão do Oeste
Solenidade ocorreu na Câmara Municipal
Goebel preside sessão solene em homenagem aos 120 anos da Igreja Luterana no Brasil e 53 anos em Rondônia
Cerimônia marca a história da IELB no estado, onde o primeiro pastor chegou no início da década de 1970
Confúcio, ministro e prefeito unem esforços para retomada das obras Morar Melhor em Ji-Paraná
A ação integrada entre esses líderes garante retorno da construção de mais de 1.400 unidades habitacionais
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook