STF discutirá competência do STJ para julgar desembargador estadual em caso de crime comum
A matéria teve repercussão geral reconhecida em caso de desembargador acusado de lesão corporal
O Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir se é do Superior Tribunal de Justiça (STJ) a competência para julgar desembargador de Tribunal de Justiça por crime comum, sem relação com o cargo ocupado. Por unanimidade, foi reconhecida a existência de repercussão geral (Tema 1147) da matéria discutida no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1223589, reautuado como RE 1331044.
O recurso foi interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) contra decisão do STJ que reconheceu sua competência originária para analisar a ação penal em que um magistrado do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) foi denunciado por lesões corporais.
Segundo o MPF, o Supremo, na Ação Penal (AP) 937, limitou o foro por prerrogativa de função dos parlamentares aos crimes cometidos no exercício da atividade. Esse entendimento, segundo o recurso, foi estendido pela Primeira Turma a qualquer cargo com previsão de foro especial, dos três Poderes.
Para o denunciado, a análise da ação por juiz de instância inferior contraria a independência do Judiciário. Segundo ele, é impertinente a aplicação do entendimento do STF sobre o foro na AP 937 a membros da magistratura.
De acordo com a decisão que reconheceu a repercussão geral do tema, a questão tem envergadura constitucional, o que justifica o crivo do Supremo. A discussão consiste em saber se cabe ao STJ, a partir do artigo 105, inciso I, alínea “a”, da Constituição Federal, processar e julgar desembargador por crime comum, ainda que sem relação com o cargo.
-
Processo relacionado: ARE 1223589
-
Processo relacionado: RE 1331044
Empresa inicia trabalhos de construção de gaveteiros no cemitério Cristo Rei
Obras fazem parte do projeto que prevê a ampliação vertical do espaço para sepulturas, até a construção do novo cemitério de Vilhena
SEMUSA - balanço Semanal da Vacinação Covid-19
De acordo com a Diretora da Divisão de Imunização da Semusa, Simone Fernandes, aproximadamente vinte e cinco por cento da população acima de dezoito anos do nosso Município já foram vacinadas
Praças são recuperadas através de trabalho da Secretaria Municipal de Esportes
Trabalhos são feitos pelos servidores e secretaria pede colaboração da população para manter os locais limpos
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook