STF requisita informações sobre fraudes no INSS
Ministro André Mendonça pediu informações ao próprio INSS, à Polícia Federal e aos órgãos de controle sobre descontos suspeitos em benefícios previdenciários e assistenciais

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), requisitou nesta sexta-feira (13) que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal (PF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) enviem informações sobre suspeitas de fraudes, omissões e práticas abusivas na aplicação de descontos em benefícios previdenciários. A medida foi tomada na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1224, da qual Mendonça é relator.
Na ação, o Instituto Nacional de Direito das Pessoas com Deficiência Oceano Azul aponta práticas abusivas no INSS relacionadas a fraudes massivas por meio de descontos indevidos. Sustenta ainda que o órgão vem agindo com morosidade excessiva e que há falhas graves na prestação de informações aos segurados.
Publicidade
Requisições
O relator listou 19 demandas que devem ser atendidas pelo INSS. Entre elas, o instituto deve apresentar o número de pedidos de cancelamento de descontos protocolados a partir de 24/4/2025 e responder se há um canal de atendimento específico para receber esses pedidos.
À CGU e ao TCU, o ministro solicitou cópias dos processos já abertos ou em andamento que investiguem fraudes em descontos feitos nos benefícios do INSS e a demora no atendimento de pedidos de aposentadorias e auxílios. Também quer saber que alertas foram enviados pelo órgão ao INSS sobre essas irregularidades.
Já à PF, Mendonça determinou que encaminhe informações sobre inquéritos em curso relacionados ao tema, incluindo quais entidades, entre sindicatos, instituições financeiras e associações, estão sendo investigadas.
Leia a íntegra do despacho.
(Gustavo Aguiar/CR//CF)
Leia mais:
8/5/3035 – Instituto que defende pessoas com deficiência pede suspensão de descontos ilegais em aposentadorias
TJRO regulamenta uso do WhatsApp para citações e intimações em processos
A medida representa um avanço na modernização da Justiça e impacta diretamente a rotina da advocacia e dos jurisdicionados
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais
A história segue os passos de Lume, um pequeno viajante que, em vez de respostas, coleciona perguntas
TV Brasil lança minidocumentário sobre apostas de bets
Produção será lançada no Youtube neste sábado (14)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook