STF valida leis que tratam da destinação de recursos da CIDE-combustíveis
A decisão unânime considerou que as normas estão em harmonia com o texto constitucional
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade de dispositivos das Leis 10.336/2001 e 10.636/2002 que tratam da destinação de recursos arrecadados com a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE) relativa à importação e à comercialização de petróleo, gás natural, álcool combustível e seus derivados (CIDE-combustíveis). A decisão, unânime, foi tomada na sessão virtual encerrada em 13/5, no julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3970).
Na ADI, a Procuradoria-Geral da República (PGR) argumentava que, de acordo com a Constituição Federal (artigo 177), a utilização da contribuição deve ficar restrita ao pagamento de subsídios a preços ou transporte de álcool combustível, gás natural e derivados de petróleo e ao financiamento de projetos ambientais relacionados com a indústria do petróleo e do gás e de programas de infraestrutura. Segundo seu argumento, o Poder Executivo, nos exercícios de 2002 e 2003, por exemplo, “mediante a utilização de uma interpretação extensiva" da legislação, havia empregado recursos no custeio de despesas administrativas dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes.
Interpretação
No entanto, ao votar pela improcedência do pedido, a relatora do processo, ministra Rosa Weber, afirmou que não é possível concluir, a partir dos dispositivos questionados, interpretação que permita a inobservância da obrigatoriedade de alocação dos recursos da CIDE-combustíveis nas finalidades previstas na Constituição. Segundo ela, as leis reafirmam a mesma destinação.
A relatora acrescentou que eventual inobservância do artigo 177 da Constituição não decorre da interpretação das duas leis, que estão em harmonia com o texto constitucional. Em seu entendimento, o quadro narrado pela PGR aponta, na verdade, para possível desrespeito à legislação.
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Leia mais:
15/10/2007 - PGR pede que Supremo impeça utilização de recursos da CIDE para cobrir gastos administrativos
-
Processo relacionado: ADI 3970
Nova unidade do Proampe será inaugurada em Porto Velho no dia 19 de maio; objetivo é fomentar a economia
Nova unidade do “Proampe” será inaugurada no dia 19 de maio, às 11h, na Sede Semdestur - Rua General Osório, 81, Centro de Porto Velho
Após adequações e reforma, refeitório do Pronto-Socorro João Paulo II retorna com serviços de fornecimento de alimentos
Alimentos voltaram a ser distribuídos na última sexta-feira, após breve período em que a unidade hospitalar passa por obras de manutenção
Agroindústrias do Cone Sul do Estado participarão da 9° edição da Rondônia Rural Show
Serão 12 estandes com agroindústria que representarão o Cone Sul, durante os seis dias de feira
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook