Supermercados de Porto Velho são fiscalizados pelo Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia
A fiscalização é para verificação do quantitativo dos produtos expostos ao consumidor no comércio dentro das normas estabelecidas por legislação específica, determinada pelo Inmetro
Agentes fiscais do Ipem encontraram irregularidades nos três supermercados vistoriados na capital
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem) mantém a rotina de fiscalização em supermercados da cidade de Porto Velho. Nos últimos dias foram realizadas três visitas em estabelecimentos que apresentaram irregularidades na pesagem dos produtos.
O objetivo da fiscalização é a verificação do quantitativo dos produtos expostos ao consumidor no comércio dentro das normas estabelecidas por legislação específica, determinada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Metrologia (Inmetro), além de garantir que o consumidor não seja lesado no ato da compra.
“Este é o trabalho que o Ipem realiza em nome de todos os consumidores e comerciantes diariamente em todo o Estado, como o órgão que representa o Inmetro em Rondônia. O produto é pesado no estabelecimento comercial e se tiver suspeita é enviado ao laboratório do Instituto, onde o fabricante é convidado para constatação da falta de produto”, frisou a metrologista Elli Maus.
De acordo com Elli Maus, a embalagem não pode acrescentar o peso do produto. “O produto é embalado e pesado sem o acompanhamento do consumidor, ou seja, é um produto pré-embalado, que o Ipem busca fiscalizar em postos de comercialização desse produto em todo o Estado de Rondônia pelos agentes de fiscalização. Fique atento, quando adquirir um produto, leia a embalagem, pese na balança do estabelecimento, você tem esse direito”, destacou a metrologista.
As fiscalizações do Ipem cumprem todos os requisitos de segurança contra a Covid-19, mantendo o distanciamento necessário, uso de máscara de proteção e álcool gel, cuidando assim, tanto dos servidores do Instituto quanto das pessoas envolvidas no processo.
O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou ainda pelos telefones (69) 98479-9055 e/ou 0800 647 2777.
Região Norte do país terá pancadas de chuva, nesta sexta-feira
Combinação entre calor e umidade mantém a condição para chuva
Primeira onda da covid-19 deve acabar em outubro, diz estudo da UFF
Hemisfério Norte deve ter novos casos com a chegada do inverno
Mulheres são responsáveis por 60% das inscrições do Enem 2020
Quase 3,5 milhões de mulheres realizarão a prova
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook