SUS oferecerá consulta virtual com foco em paciente crônico
Plataforma da atenção primária começa a funcionar em maio
O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (24) que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) terão consultas virtuais nos postos de saúde da atenção primária a partir do mês de maio.
As consultas virtuais serão realizadas por equipes médicas e de enfermagem e constituem mais uma das estratégias do ministério para diminuir a propagação do novo coronavírus. O valor previsto para execução do serviço é de R$ 4,023 milhões.
De acordo com o ministério, cerca de 20 mil médicos e enfermeiros que atuam nas unidades de Saúde da Família de todo país vão passar por treinamento para usar o sistema, que terá suporte técnico 24 horas e oferecerá certificado para a prática de telemedicina e telessaúde.
Além do consultório virtual, a população pode acessar o TeleSus para atendimento pré-clínico por telefone, chat on-line e aplicativo para acompanhamento em caso de suspeita da covid-19.
“Investir em tecnologia é uma estratégia eficiente para diminuir a propagação do vírus e para minimizar os impactos indiretos causados pela pandemia, como o adiamento de atendimentos relacionados a outras doenças, principalmente as crônicas”, diz o secretário Nacional de Atenção Primária à Saúde, Erno Harzheim
A primeira versão da plataforma estará inicialmente disponível para os médicos, com expansão para os enfermeiros e equipe multiprofissional, na segunda quinzena de maio.
*Com informações do Ministério da Saúde
Fiocruz Rondônia desenvolve campanha de doação de sangue para aumentar o estoque da Fhemeron
As doações acontecem seguindo todos os critérios de prevenção da Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras durante o procedimento, entre outros
Audiências judiciais acontecem com apoio da Polícia Militar na sede do 4º Batalhão
Ao longo da semana, dez audiências relacionadas ao descumprimento do decreto estadual de calamidade pública foram conduzidas no 4ºBPM
Caixa abrirá agências neste sábado para atender serviços essenciais
Horário de funcionamento nas 799 unidades será das 8h às 12h
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook