Tabela de honorários de defensores dativos e forma de nomeação são temas de reunião entre a OABRO e TJRO
Na reunião, foi discutido o convênio a ser firmado onde serão fixados os honorários que serão recebidos pelos defensores dativos, bem como pelos profissionais designados como peritos, tradutores e intérpretes
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO), Elton Assis, reuniu-se nessa terça-feira (11), com membros do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) para tratar de assuntos de interesse da advocacia, dentre eles a fixação de tabela de honorários de defensores dativos e a forma de seleção desses profissionais. Além de Elton Assis, participaram também da reunião o corregedor-geral do TJRO, desembargador Valdecir Castellar Citon, o juiz auxiliar da Presidência do TJRO, Rinaldo Forti da Silva, o juiz auxiliar da Corregedoria do TJRO, Ênio Salvador Vaz, a vice-presidente da Seccional, Solange Aparecida da Silva e o procurador jurídico da OABRO, Cássio Vidal.
Na reunião, foi discutido o convênio a ser firmado onde serão fixados os honorários que serão recebidos pelos defensores dativos, bem como pelos profissionais designados como peritos, tradutores e intérpretes.
A OABRO postulou que a designação dos advogados dativos seja realizada tomando-se por base listagem emitida pela entidade, qual será objeto de edital convocatório, realizado por comarcas para os interessados se inscreverem e, em seguida, sorteada a ordem de convocação, a fim de assegurar um procedimento transparente e isonômico. Os membros do TJRO sinalizaram positivamente pela propositura da OAB.
O convênio da tabela de honorários prevê também que o pagamento aos profissionais pelo estado de Rondônia ocorra no prazo que não ultrapasse 60 dias, prazo este que resolve as dificuldades encontradas pela advocacia em receber os honorários dativos no modelo vigente.
A criação de uma tabela de honorários com valores dignos para a advocacia dativa que valorize o trabalho desenvolvido por estes profissionais é uma luta antiga da OABRO. Para Elton Assis, a fixação de tabela representa um grande avanço para a advocacia rondoniense, ainda mais quando a seleção desses profissionais será com a devida transparência e isonomia.
Pessoas que perderam a data da segunda dose podem se vacinar nesta sexta-feira
“Nesta sexta, vamos vacinar tanto as pessoas que estão com a data prevista para os dias 14 e 15 de maio, quanto pelas pessoas que tomaram a primeira dose de CoronaVac e, por algum motivo, perderam o prazo para a segunda dose”
Cabe ampliação do colegiado em julgamento não unânime de apelação em mandado de segurança
No STJ, o recorrente alegou que o artigo 942 do CPC/2015 não estabelece nenhum impedimento à aplicação da técnica de ampliação do colegiado no âmbito de mandado de segurança – a qual, no entanto, não foi adotada pela corte de segundo grau
Quinta Turma admite prova bancária obtida no exterior conforme a lei local e sem autorização judicial
Além disso, ele assinalou que, "respeitadas as garantias processuais do investigado, não há prejuízo na cooperação direta entre as agências investigativas, sem a participação das autoridades centrais"
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook