Tecnologia inovadora será usada para construir Fóruns Digitais em seis localidades
Metodologia construtiva Light Steel Framing, que dispensa uso de água e cimento, vai garantir sustentabilidade e rapidez na entrega das unidades
Menos de um ano após a inauguração dos primeiros Fóruns Digitais do Poder Judiciário, instalado no município de Mirante da Serra e no distrito de Extrema, o Tribunal de Justiça de Rondônia se prepara para entregar outras seis unidades, que tem como objetivo ampliar o acesso à Justiça em localidades distantes de comarcas. Seis prefeituras já formalizaram o termo de cooperação para a instalação dos prédios, que devem ser construídos com tecnologia Light Steel Framing, que tem como principais vantagens a economia, sustentabilidade e agilidade. O projeto é acompanhado pela Secretaria Administrativa e o Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Rondônia.
No mês de maio, um estudo técnico produzido pela Corregedoria-Geral da Justiça, que apontou os municípios e distritos com maior potencial para receber os fóruns, tendo como critérios a distância das sedes das comarcas, foi apresentado em sessão do Conselho da Magistratura e Modernização Institucional. Com isso, o TJRO elencou as prioridades. Os municípios de Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Cujubim, Campo Novo, Montenegro e Alto Paraíso devem receber as unidades até julho de 2023. Todas deverão contar com parceria de outros órgãos públicos que aderiram ao Fórum.
No topo do ranking desses municípios está o de Cujubim, que é atendido pela comarca de Ariquemes, no Vale do Jamari. Esta semana, o prefeito do município, João Becker, esteve na sede do TJRO para conhecer o projeto, apresentado pelo juiz secretário-geral Rinaldo Forti da Silva. Entusiasmado com a ideia, o prefeito, acompanhado do procurador do município João Alberto Muniz, sinalizou positivamente para a adesão do fórum. “Percebemos a dificuldade da população para se deslocar para Ariquemes e com esse serviço disponibilizado para o município será muito bom. É necessário e viável”, disse.
Para Ivair Fernandes, prefeito de Monte Negro, o projeto traz respeito e comodidade para o município que contará com suporte da justiça com mais facilidade e rapidez. “Estamos aguardando os próximos passos com muita ansiedade para receber o novo prédio e concluir esse projeto que será de grande valia para o município”, afirmou.
O projeto do Fórum Digital está entre as Boas Práticas do Poder Judiciário, do CNJ, e concorre ao prêmio Innovare, na categoria inovação e acesso à justiça.
Modelo Construtivo
Diferente dos fóruns já instalados, que funcionam em prédios cedidos pelas prefeituras, os novos fóruns foram projetados para serem estruturas mais modernas e sustentáveis. O modelo construtivo Light Steel Framing é uma metodologia construtiva inovadora, que se diferencia da alvenaria tradicional. Desenvolvido por especialistas, o método de construção que vem ganhando espaço no Brasil, se caracteriza por estruturas pré-moldadas, constituído por perfis de aço revestidos com uma camada de zinco ou liga de alumínio-zinco, sendo também conhecido como aço galvanizado. Com isso, as estruturas são montadas com agilidade e com menos recursos. O modelo será aplicado também na construção do prédio da comarca de Nova Mamoré.
CNJ inicia inspeção periódica no Tribunal de Justiça de Rondônia
Durante três dias serão verificados o funcionamento de 57 unidades de 1º e 2º graus, setores administrativos e serventia extrajudicial
Varas do Tribunal do Júri em Porto Velho já realizaram mais de 500 audiências de custódia em 2022
Em 2021, mesmo durante a pandemia da Covid-19, quase mil audiências foram realizadas de forma virtual
Município de Nova Mamoré terá comarca do Poder Judiciário de Rondônia
Presidente do TJRO esteve no município para conhecer duas possíveis áreas onde será construído o fórum da cidade
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook