Testando a democracia
A democracia do Brasil, apesar de jovem, é forte e vai resistir a tudo
A jovem democracia brasileira tem menos de 40 anos. Na verdade, há 34 anos, no dia 15 de março de 1985, com a doença de Tancredo Neves, o vice-presidente José Sarney, eleito pelo Colégio Eleitoral, inicia o seu mandato. Ela é muito jovem, é verdade, mas nunca na história deste país vivemos tanto tempo assim sob esse regime que Segundo Winston Churchill, “é a pior forma de governo, exceto todas as outras”. E hoje com a eleição de Jair Bolsonaro e seus filhos, a nossa democracia, “conquistada há pouco tempo e a muito custo” nunca esteve tão ameaçada. Desde muito antes da campanha eleitoral que levou essa gente ao poder, que a nossa tranquilidade política sofre ameaças. Quando não é o presidente com suas frases ameaçadoras, são os seus filhos que afrontam sem maiores problemas o nosso estado democrático de direito.
Por causa da roubalheira dos governos de esquerda, o “embuste de presidente” ganha as eleições com mais de 57 milhões de votos e assume o poder demonstrando pouco ou nenhum apego à democracia. Bolsonaro foi machista, homofóbico, misógino e preconceituoso com índios e negros. Ele, para delírio de muitos de seus eleitores, atacou praticamente todas as minorias e também a nossa democracia. Pior: durante o golpe dado na Dilma Rousseff em 2016, o “Mito” teceu elogios ao coronel Brilhante Ustra, um torturador reconhecido pela nossa Justiça. Em pleno século vinte e um, Jair Bolsonaro faz questão de caminhar na contramão do pensamento que domina as mais civilizadas e modernas democracias do mundo. Ele praticamente já entrou em rota de colisão com vários líderes e governos como o da França na recente questão ambiental.
Os filhos do atual presidente do Brasil são muito piores do que os filhos do Lula. Estes já estão esquecidos enquanto aqueles incomodam com ameaças. E as declarações absurdas são constantes. Outro dia, Carlos Bolsonaro, vereador na cidade do Rio de Janeiro, disse que sob uma democracia, as mudanças para o país são quase impossíveis. Agora, foi a vez de Eduardo Bolsonaro, eleito democraticamente o deputado federal mais bem votado do Brasil em todos os tempos, afirmar aleatoriamente que “se a oposição tiver importunando demais, poderia ser decretado um novo AI -5 para enfrentar a situação”. Muito estranho ele falar isso num momento de total calmaria no país. Eduardo fora indicado pelo próprio pai para ser embaixador do Brasil nos Estados Unidos e agora é líder do PSL, o partido pelo qual todos os Bolsonaros foram eleitos.
Das duas uma: ou eles, pela imbecilidade que têm, estão testando a nossa democracia de maneira irresponsável ou estão criando factoides para encobrir coisas muito mais graves. As provas do assassinato da vereadora Marielle Franco, por exemplo, chegam cada vez mais perto dos gabinetes e também da casa dos bolsonaros. Afinal um deles, o Flávio, foi eleito senador no mesmo Estado onde a Marielle seria também candidata ao Senado. Além do mais, o caso Queiroz, o PC Farias do Bolsonaro, não para de atormentar a vida deles. A democracia do Brasil, apesar de jovem, é forte e vai resistir a tudo. As reações foram unânimes e Eduardo, que já pediu desculpas, agora corre o risco de ser cassado. Não é possível que tantas pessoas sejam também fascistas e antidemocráticas. Se forem, devem entender que uma mentalidade não se muda assim do nada. Afinal, o remédio para os males da democracia será sempre mais democracia.
*É Professor em Porto Velho.
Prefeitura de Rolim de Moura dá calote no consórcio intermunicipal que contratou coleta de lixo para a cidade
A coleta urbana foi realizada na cidade pela empresa até julho de 2019, conforme a contrato. Após esse período o Consórcio CIMCERO não recebeu o pagamento da Prefeitura de Rolim de Moura e, consequentemente, deve ao Grupo AmazonFort
Anvisa aprova registro de remédio para malária em dose única
O Kozenis foi registrado pelo laboratório GSK e será comercializado em embalagens de 150 mg de tafenoquina com duas unidades
Situação nas universidades federais vai melhorar, diz ministro
"Para o ano que vem, o orçamento das universidades está mantido. Integralmente mantido”, afirmou, Weintraub
Comentários
Comentarista Paulo! Em que planeta você vive? O Brasil que você descreve, é algo surreal para quem vive aqui, hoje. Talvez você, nos seus delírios de bosominion idiotizado, tenha regredido a 2010, lá ficando enroscado. O atual ocupante da cadeira presidencial já fez muita coisa, nesses 10 meses. Mas nada de aproveitável. Junto com seus filhos e alguns ministros também debilóides, somente criou celeumas e confusões pueris. Segregou o Nordeste, incentivou a degradação da natureza, encheu o país de agrotóxicos proibidos em nações sérias, meteu-se em políticas internas de diversas nações, tornando-se um cabra ridículo no mundo todo, promoveu futricas imbecis com seu partido, e NADA, ABSOLUTAMENTE NADA ele produziu de eficiente, na sua função de governar o país. Mas a culpa não é dele. Estão no banco de réus os milhões de sem-noção que votaram nesse incompetente. Muitos já se arrependeram. Mas você, Paulo, e muitos outros, parece que são absolutamente cegos. E doidos.
Caros Santos e Paulo, com todo respeito, ou são cegos, ou não leram a matéria do professor, ou pior ainda, leram e não entenderam, ele apenas disserta sobre a questão da democracia, em nenhum momento faz menção a empregos, crescimento econômico, estabilidade da moeda etc, ou seja coisas cotidianas do nosso dia a dia. Vocês estão piores que os eleitores do PT, que não acreditam em nada contra o partido ou seus representantes. O fato do Bolsonaro ter sido eleito "nosso" presidente, não lhes dá carta branca para fazer o que bem entender não, isto é coisa de ditadura, aliás que ele defende e gosta, agindo assim ele está cuspindo no prato que comeu, pois foi eleito legitimamente, apesar dos FAKE NEWS, por um regime democrático.
A era PT ACABOU. CHORA NO TRAVESSEIRO QUENTE QUE E MELHOR. RS
Esse cidadão que se diz professor e que teceu comentários esquerdistas e desrespeitosos contra o Presidente e seus filhos, não conhece o atual estado democrático de direito e o desenvolvimento em que o País vive em dias de hoje, além do mais: inflação controlada, juros baixos, mercado de trabalhando em alta, confiabilidade no mercado exterior como nunca antes vivido nos últimos 30 anos, violência em baixa em todo o pais, divisa de mercado internacional em altíssima posição entre outras situações vantajosas ao País. Isso a meu ver, é ranço e dor de cotovelo de um petista frustado que não admite e nem aceita a derrota nas urnas de forma cristalina e democrática. Mude seus ideais e reflita antes de escrever asneiras.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook