Teste do Pezinho pode ser realizado em todas UBS
Mãe deve procurar a unidade de referência do bairro
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), iniciou a descentralização do Teste do Pezinho. Agora, o exame pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município.
Anteriormente, o Teste do Pezinho era realizado exclusivamente na UBS L1 Maringá. Para ampliar o acesso da população ao exame, a Semusa capacitou os enfermeiros e técnicos de enfermagem do Departamento de Atenção Básica (DAB) das UBS de Ji-Paraná.
“A coleta, para a população em geral, não é mais centralizada no L1 Maringá, já que o atendimento foi ampliado para todas as UBS. Ou seja, as mães devem procurar a unidade de referência dos bairros em que elas residem, não importando se elas fizeram o pré-natal pelo SUS ou na rede particular”, destacou a diretora da Divisão de Estratégia de Saúde da Família (ESF), Graciella de Sousa Veras
Com a mudança, a UBS L1 Maringá passa a atender apenas as mães da região central do bairro Nova Brasília, além da população da população rural de responsabilidade da unidade. Os moradores dos outros bairros devem procurar a UBS mais próxima de casa para realizar o Teste do Pezinhos nos recém-nascidos.
O Teste do Pezinho deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê, em especial entre o terceiro e o quinto dia. O exame consiste na coleta de gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido e identifica doenças que atrapalham o desenvolvimento infantil, que poderiam demorar muito tempo para apresentar os primeiros sintomas.
“A preocupação é revelar possíveis diagnósticos o quanto antes. Pois, podemos evitar agravamentos e sequelas de possíveis doenças, se iniciarmos o tratamento o mais rápido possível, preservando a saúde e o desenvolvimento da criança”, afirmou Graciella.
Herbário da Unir abriga a maior coleção da flora rondoniense
Prédio do herbário recebeu investimentos da Santo Antônio Energia
Coren Rondônia afirma compromisso com a segurança de profissionais da Enfermagem
Na oportunidade, uma recomendação foi encaminhada à direção com a orientação para a constituição de um grupo de trabalho e a elaboração de estratégias para o acolhimento terapêutico
É válida a cobrança de honorários advocatícios contratuais cumulados com assistenciais, afirma TST
Em sua argumentação, o MPT denunciava o sindicato de estar descontando 15% a título de honorários advocatícios contratuais dos créditos recebidos pelos filiados em uma ação coletiva
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook