Testes do real digital devem começar em 2023, diz Banco Central
Greve de funcionários atrasou o início das operações digitais
Os testes da verão digital do real, chamada de Real Digital, deverão começar em 2023, segundo o economista do Banco Central (BC), Fábio Araújo. De acordo com ele, o cronograma inicial previa os primeiros pilotos ainda em 2022, mas a greve dos funcionários do Banco Central atrasou a programação.
“A gente tinha a intenção de começar os pilotos [testes] talvez ainda no final desse ano, mas a greve atrasou bastante o cronograma. De toda forma, em 2023 e, em boa parte de 2024, a gente vai ter os pilotos rodando e as condições de ter certeza do lançamento da moeda digital na segunda metade de 2024”, disse Araújo em debate virtual sobre o tema, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), na noite de hoje (30).
Em 2021, o Banco Central anunciou que estava desenvolvendo o Real Digital, uma moeda digital que deverá funcionar como uma extensão da moeda física. Diferentemente das criptomoedas, o Real Digital será garantido pelo BC e trará a possibilidade do uso de novas tecnologias, como contratos inteligentes (smart contracts), pagamento em outros países, e utilização em internet das coisas (IoT).
De acordo com o BC, as pessoas interessadas em utilizar o Real Digital deverão obter uma carteira virtual de um agente autorizado pelo Banco Central – como um banco ou uma instituição de pagamento. A versão inicial da moeda digital será uma opção adicional ao uso de cédulas convencionais, e poderá ser convertida para qualquer outra forma de pagamento hoje disponível – como depósito bancário convencional ou em real físico.
Advogada Monica Rosenberg lança livro gratuito com guia de combate à corrupção
Na obra, cuja proposta é ser um guia prático e direto para quem quer partir para a ação no combate à falta de ética, a especialista no tema chama a atenção para a importância dos pequenos atos individuais na construção de uma sociedade menos corrupta, justa e transparente
Happy hour da Louvada acontece na próxima quinta-feira (2) com chopes artesanais e visitação na fábrica
Clientes também terão petiscos e sanduíches para harmonizar, música ao vivo e Espaço Kids
Indústrias de refrigerantes param produção por falta de CO²
Indústrias regionais acusam fornecedora de CO² de entregar a matéria prima somente para grandes empresas
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook