TJRO e Emeron acompanham e prestam apoio na execução do 1º Exame Nacional da Magistratura
Provas serão aplicadas em todo país neste domingo, 14
Mais de 39 mil inscritos vão realizar, neste domingo, o 1º Exame Nacional da Magistratura – o Enam, critério obrigatório para ingresso na carreira. Em Rondônia, o Poder Judiciário e a Escola da Magistratura de Rondônia – Emeron prestam apoio na execução das provas, que serão aplicadas na faculdade Unama.
No mês passado, em uma reunião com tribunais brasileiros, o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho reafirmou o apoio da instituição para a execução do Enam no Estado, reunião que contou também com a participação do diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel e do vice-diretor, juiz Johnny Clemes.
Heteroidentificação
O TJRO instituiu duas comissões para avaliar requerimentos de validação destinados à heteroidentificação dos candidatos(as) autodeclarados negros (pretos ou pardos) ou indígenas. A medida atende a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 75/2009, com edição da Resolução CNJ nº 531/2023.
ENAM
A partir de agora, a habilitação no certame passa a ser requisito para concorrer em concursos públicos da magistratura em todo o Brasil. A seleção é organizada e regulamentada pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com colaboração da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), atendendo à Resolução 531 do CNJ, de 14 de novembro de 2023. De caráter eliminatório e não classificatório, o objetivo do Enam é assegurar que os processos seletivos para a magistratura ocorram de forma a valorizar o raciocínio, a resolução de problemas e a vocação das candidatas e candidatos.
Conforme o edital, o prazo de validade do certificado de habilitação é de 2 (dois) anos, prorrogável uma única vez, por igual período, contado da data da emissão do certificado pela Enfam.
Regulação da IA precisa proteger direitos fundamentais, diz Barroso
Inteligência Artificial foi tema de aula magna do presidente do STF
Cidades fluminenses participam do Dia D de vacinação contra gripe
Estimativa é vacinar 2 milhões de pessoas
Campus Vilhena seleciona colaboradores para cursos de formação inicial e continuada
As aulas serão presenciais na Escola Estadual Álvares de Azevedo, de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h, com previsão de início neste mês de abril
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook