'Todo cuidado é pouco neste 7 de setembro', diz Celso Amorim

O embaixador e ex-ministro, em entrevista à TV 247, pediu cautela para manifestantes da oposição de esquerda que sairão às ruas nesta terça-feira: "a provocação, nesse caso, não é um incidente, é planejada". Assista

Brasil 247
Publicada em 06 de setembro de 2021 às 15:34

Celso Amorim

Celso Amorim (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Sergio Moraes/Reuters)

247 - O embaixador e ex-ministro Celso Amorim, em entrevista à TV 247 nesta segunda-feira (6), pediu "muita cautela" para manifestantes da oposição de esquerda que sairão às ruas para protestar contra Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 7 de setembro, data em que serão realizados também atos golpistas convocados pelo próprio chefe do governo federal.

A provocação por parte de bolsonaristas, segundo Amorim, é certa. "É preciso ter muita cautela. A provocação, nesse caso, não é um incidente, é planejada. É quase que da essência da manifestação bolsonarista. O máximo de cautela é necessário". "Todo cuidado é pouco", resumiu.

Sobre a possibilidade de um golpe, o embaixador disse que, se acontecer, este não será algo nos moldes de 1964 ou semelhante ao que aconteceu nos Estados Unidos no início deste ano, com a invasão ao Capitólio incitada pelo ex-presidente Donald Trump.

Para Amorim, há outras maneiras de dar um golpe, e possivelmente serão essas as utilizadas por Bolsonaro. "Acho muito difícil e muito improvável que haja um golpe amanhã. Mas o que é um golpe? Acho que o golpe pode ser uma coisa mais sutil. Por exemplo: se você começar a incentivar o desrespeito a decisões da Justiça, ou do Supremo, é um golpe. Na minha opinião já um golpe porque você deixa de viver sob o império da lei. Então isso é uma hipótese, mas há outras mais fortes".

"Ele quer mostrar força para que ele possa tomar atitutes no futuro que normalmente seria consideradas ilegais", concluiu.

Comentários

  • 1
    image
    Bento Arruda 08/09/2021

    É muito dificil nos termos que ler o pifio discurso de quem foi considerado pelo mundo, como um anão em sua diplomacia.

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook