'Todo cuidado é pouco neste 7 de setembro', diz Celso Amorim
O embaixador e ex-ministro, em entrevista à TV 247, pediu cautela para manifestantes da oposição de esquerda que sairão às ruas nesta terça-feira: "a provocação, nesse caso, não é um incidente, é planejada". Assista
Celso Amorim (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | Sergio Moraes/Reuters)
247 - O embaixador e ex-ministro Celso Amorim, em entrevista à TV 247 nesta segunda-feira (6), pediu "muita cautela" para manifestantes da oposição de esquerda que sairão às ruas para protestar contra Jair Bolsonaro nesta terça-feira, 7 de setembro, data em que serão realizados também atos golpistas convocados pelo próprio chefe do governo federal.
A provocação por parte de bolsonaristas, segundo Amorim, é certa. "É preciso ter muita cautela. A provocação, nesse caso, não é um incidente, é planejada. É quase que da essência da manifestação bolsonarista. O máximo de cautela é necessário". "Todo cuidado é pouco", resumiu.
Sobre a possibilidade de um golpe, o embaixador disse que, se acontecer, este não será algo nos moldes de 1964 ou semelhante ao que aconteceu nos Estados Unidos no início deste ano, com a invasão ao Capitólio incitada pelo ex-presidente Donald Trump.
Para Amorim, há outras maneiras de dar um golpe, e possivelmente serão essas as utilizadas por Bolsonaro. "Acho muito difícil e muito improvável que haja um golpe amanhã. Mas o que é um golpe? Acho que o golpe pode ser uma coisa mais sutil. Por exemplo: se você começar a incentivar o desrespeito a decisões da Justiça, ou do Supremo, é um golpe. Na minha opinião já um golpe porque você deixa de viver sob o império da lei. Então isso é uma hipótese, mas há outras mais fortes".
"Ele quer mostrar força para que ele possa tomar atitutes no futuro que normalmente seria consideradas ilegais", concluiu.
PF prende bolsonarista que diz que empresário vai 'pagar pela cabeça' de Alexandre de Moraes
Alvo foi o bolsonarista Márcio Giovani Nique, conhecido nas redes como “professor Marcinho”
TJRO reduz em 42,89% a emissão de poluentes pela queima de combustíveis
Novo modelo de transportes reduziu impactos ambientais pelo menor consumo de gasolina e diesel
Chanceler - Corregedoria do TJRO implanta novo sistema para gerenciamento extrajudicial
Provimento 21/2021 aprova ferramenta que apoiará CGJ-RO na execução de correições e inspeções das serventias extrajudiciais
Comentários
É muito dificil nos termos que ler o pifio discurso de quem foi considerado pelo mundo, como um anão em sua diplomacia.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook