Toninho Tavernard – o sambista que planta poesia à paz

Do acreditar em Deus e no irmão. Nos faz bem e nos conforta escutar a melodia e a poesia sensível e profunda de Toninho Tavernar no CD “Estrela da Manhã”

Adaides Batista dos Santos – Dadá
Publicada em 21 de março de 2023 às 15:51
Toninho Tavernard – o sambista que planta poesia à paz

Nelson Cavaquinho, com os versos de Guilherme de Brito, cantava e canta - “Tire seu sorriso do caminho, que eu quero passar com minha dor”. O cantor, compositor, sambista, Toninho Tavernard, sorrindo canta: - “Obrigado Pai por minha inspiração, gratidão por tantas melodias, me permita, enquanto vida eu tiver, plantar a poesia”.

No primeiro trabalho registrado de Toninho Tavernard  - o CD  “ Estrela da Manhã”,  dedicado à sua mãe, recém falecida à época do lançamento, dezembro de 2021, quando a pandemia nos rondava, agoniava e ceifava vidas,   o sambista,  em pleno clima difícil em que o mundo, o país vivia e vive, nos ofereceu  uma mensagem de paz , de fé,  de esperança no próximo e na vida. Do acreditar em Deus e no irmão. Nos faz bem e nos conforta escutar a melodia e a poesia sensível e profunda de Toninho Tavernar no CD “Estrela da Manhã”.

“Deus meu pai

O peito exala gratidão, nas batidas do meu coração,

E agradeço por chorar e por sorrir

Só por estar aqui”.

Toninho tem berço. Ouviu os tambores de Santa Bárbara desde cedo e participou de rodas de samba desde criancinha ouvindo e vendo o mestre Bainha cantar samba de enredo. Conviveu sempre com os melhores ritmistas da cidade que estão no Santa Bárbara, (se não estão mais, é de lá a origem). O DNA ajuda. Vem de família de homens de letras. Seu avô - Simeão Tavernard, era jornalista, seu tio avô – Antônio Tavernard, foi um dos poetas mais famosos do Pará e também era músico.

A musicalidade poética de Toninho Tavernard até mesmo na hora de uma separação não deixa de ter um astral e um toque de esperança: - “Nem todo amor quando termina, a gente precisa chorar, apenas fecham-se as cortinas, prum novo show recomeçar”.

Em tempos de adversidades, de polarização, de recrudescimento dos males, de reivindicação por ditaduras (onde já se viu pedir a castração da própria liberdade?), de intolerâncias e agressividades mil, o compositor popular levanta a bandeira da paz e diz que:  -   “E vejo a paz, no respeito a quem é diferente, Quem não pensa do jeito da gente - Que a paz é o espelho do amor”. A paz tá aí: Respeita quem é diferente. Respeita quem pensa diferente. O poeta altamente conectado com a realidade do seu tempo.

A poesia do Toninho Tavernard é simples (não é fácil ser simples) e forte, de fácil compreensão mas profunda, nos leva a reflexão:

“Ver o amigo chorando sozinho

Chegar de mansinho e lhe dar um abraço

Ter no peito essa fé que me diz

Que o amor que eu entrego

Ele volta pra mim”.

O CD “Estrela da Manhã” contém 16 músicas que transitam nos segmentos samba de roda, samba canção, samba romântico. Toninho Tavernard é um compositor privilegiado em criatividade. A poesia e a musicalidade encontram nele um campo fértil. Ultimamente tem criado muito, sempre apresentando composições novas. Toninho Tavernar é um dos mais destacados compositor e cantor da última geração de sambistas rondonienses. É integrante da Ala de Compositores da Escola de Samba Asfaltão e do Projeto Samba Autoral.

Toninho, sobretudo, é um homem de fé, percebe-se isso, na poesia das suas canções. Ele aconselha por exemplo que “ Jamais subestime a força que a inveja tem, Mas não há mal que resista a força de quem faz o bem”, e também,  “ Ao levantar se proteja faça uma oração, Ao deitar agradeça toda proteção”. E para viver em paz consigo mesmo e com o próximo, eis a recomendação do sambista:

“A quem me deseja o mal -  deixo poesia

A toda energia contrária -  minha oração

Que o amor seja o meu companheiro de todos os dias

Que o mal nunca faça morada no meu coração. “

No samba de Tavernand há um casamento perfeito entre melodia e letra, as duas sempre cuidadosamente trabalhadas. Em uma das músicas do CD Toninho homenageia um dos mestres, pra ele, talvez o principal – Mestre Bainha. Nesse tributo ao mestre dos mestres do samba rondoniense Toninho Tavernard se esmerou no lapidar da pedra e esculpiu a mais perfeita escultura da imagem do mestre de todos os carnavais da cidade de Porto Velho - o Bainha. E assume que se hoje ele, o Toninho é sambista, o responsável, é o mestre Bainha: - “Bainha eis a nossa homenagem, gigante é a nossa emoção, fincaste a bandeira do samba no meu coração.”

Sambista, homem antenado com a realidade do seu tempo, comprometido com uma sociedade mais justa e solidária, vivendo, vendo e sentindo no Brasil a situação de maus tratos, pela qual, até hoje, a raça negra, passa nessa terra, que por raça negra  foi construída,  Toninho Tovernard fez uma denúncia como a classe dominante brasileira foi malvada e cruel com a raça negra e a raça negra mesmo escravizada,  no maus tratos,  deu uma das  maiores contribuição para a cultura brasileira:

“Negro sofreu, nos porões dos navios negreiros

Aqui encontrou o cativeiro, a sede, a fome e a chibata

“Mas como até no lodo pode nascer uma rosa

O negro deu poesia, verso e prosa

E no carnaval da história quem foi escravo hoje é bamba

Brasil tu lhe deste a dor

E o negro te deu o samba”.

Paulinho da Viola certa vez mandou que bebêssemos samba. Vamos beber? Queres uma boa bebida? Beba Toninho Tavernard. CD Estrela da Manhã.  Asseguro, terás uma bebida de amor, de paz, de sossego, de musicalidade e de uma refinada poesia.

Adaides Batista dos Santos – Dadá

Jornalista, Poeta e Compositor Popular

Comentários

  • 1
    image
    Adaides Batista dos Santos - Dadá 21/03/2023

    Na 4ª linha e 5ª, onde se LÊ: e como a raça se doou e foi boa para o Brasil LEIA-SE: e a raça negra mesmo escravizada, no maus tratos, deu a maior contribuição para a cultura brasileira:

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook