Top 5 profissões mais comuns entre as pessoas que têm um MEI

A partir do início da pandemia, por sinal, em março de 2020, 74 mil buscas para “abrir MEI” foram feitas, de acordo com um levantamento.

Redação
Publicada em 23 de abril de 2021 às 14:44
Top 5 profissões mais comuns entre as pessoas que têm um MEI

MEI é um dos assuntos mais pesquisados e populares do momento. A questão de ser um microempreendedor individual cresceu no último ano graças à pandemia do novo coronavírus.

Como já foi explicado no site No Detalhe, “abrir MEI” foi um termo de buscas no Google que cresceu significativamente em 2020 se comparado com o ano de 2019.

A partir do início da pandemia, por sinal, em março de 2020, 74 mil buscas para “abrir MEI” foram feitas, de acordo com um levantamento.

Força do Microempreendedor Individual

Enquanto que em 2019 o Brasil ficava na marca de 8 milhões de microempreendedores individuais cadastrados no Portal do Empreendedor, em 2020 com a Covid-19 o número aumentou para mais de 10 milhões.

Pelas crises econômicas, o número de empreendedores cresce, afinal ocorrem muitas demissões e as pessoas acabam se vendo na necessidade de abrir um negócio próprio para sobreviver de alguma maneira. 

Por isso, o MEI é uma das principais portas para que você entre no mundo do empreendedorismo, sendo uma forma simplificada para abrir um negócio e com mínimo pagamento de impostos.

Hoje, no ano de 2021, o Brasil conta com mais de 11 milhões de MEIs.

Top 5 profissões mais comuns no MEI

O registro como MEI permite que você trabalhe como um microempreendedor individual escolhendo uma das mais de 400 opções de ocupações.

A lista completa de profissões permitidas pelo MEI está disponível no site oficial do Governo Federal. Você pode se registrar em 16 ocupações, onde 1 delas será considerada a principal e as outras 15 são secundárias.

Um levantamento feito pelo Easy Mei, baseando-se nas informações do Portal do Empreendedor, administrado pelo Governo Federal, estabeleceu quais são as profissões mais comuns do MEI.

Atualmente, o top 5 das profissões para as pessoas que têm um MEI são:

  1. Profissionais da área de beleza – 824 mil (7,4% dos registros),

  2. Comércio varejista de roupas e acessórios – 814 mil (7,3% dos registros),

  3. Profissionais de obras de alvenaria – 487 mil (4,4% dos registros),

  4. Promoção de vendas – 389 mil (3,5% dos registros),

  5. Lanchonetes, casas de chá, sucos e similares – 306 mil (2,8% dos registros).

Para sua curiosidade, áreas relacionadas à alimentação também aparecem nas próximas classificações, além de estética e instalação e manutenção elétrica.

Como ser MEI?

Se você tem interesse em ser MEI, é importante entender quais são os requisitos para se formalizar como um.

Em primeiro lugar, é importante entender que existe um limite de faturamento de até R$ 81 mil por ano. Se você já tem um negócio próprio e ele ultrapassa tal valor, é necessário se informar para se formalizar em outro tipo de modalidade, como microempresa, por exemplo.

Outras condições para se tornar MEI são:

  • Pode contratar no máximo um empregado,

  • Não participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa,

  • Exercer alguma das atividades econômicas previstas na lista de atividades permitidas,

  • Não pode abrir filial.

Como se formalizar?

Para fazer seu registro, é necessário acessar o site oficial do Portal do Empreendedor.

  1. Clique em “Formalize-se”;

  2. Insira seu CPF e senha, se você já possui conta no site Gov.br. Caso contrário, crie uma conta – é simples e rápido;

  3. Autorize o acesso aos dados – caso for solicitado, insira o número do seu Título de Eleitor ou o número do recibo da declaração de Imposto de Renda dos últimos dois anos;

  4. Preencha o formulário com os dados solicitados, além de indicar a ocupação de seu negócio (ou mais de uma, caso desejar), local de seu trabalho e forma de atuação, entre outras informações.

Conclua sua inscrição. O registro para ser MEI demora no máximo um dia para ficar pronto. 

A partir do momento que a sua formalização for aprovada, você passa a trabalhar legalmente no tipo de negócio escolhido, aproveitando as vantagens oferecidas pela modalidade de microempreendedor individual.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook