Totens de segurança vão dar suporte ao trabalho da polícia em Rondônia

Equipamentos estão sendo instalados em diversas cidades do Estado, em locais com altos índices de criminalidade

Assessoria
Publicada em 04 de abril de 2023 às 20:52
Totens de segurança vão dar suporte ao trabalho da polícia em Rondônia
O Governo de Rondônia adota sistema integrado de videomonitoramento para reforçar o trabalho policial no Estado

O Governo de Rondônia começou a implantar um novo sistema que vai dar suporte aos profissionais da segurança pública para coibir a criminalidade no Estado. O sistema interativo por videomonitoramento, que conta com totens de segurança, está sendo instalado em locais com altos índices de ocorrências policiais e fazem parte do Programa Cidade Segura, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC).

A estrutura foi apresentada à comunidade no início desta semana, durante o lançamento do pacote da Segurança Pública, que aconteceu no Espaço Alternativo de Porto Velho, e contou com a presença do governador Marcos José Rocha dos Santos (União Brasil), do secretário de Segurança Pública, Felipe Vital, entre outras autoridades.

Resultado de um contrato entre a Helper Tecnologia e o Governo de Rondônia, os equipamentos, que estarão em pleno funcionamento nos próximos dias, contam com um sistema de vigilância em tempo integral que auxilia no trabalho preventivo e investigativo das autoridades. O objetivo é dar mais agilidade na comunicação entre a população e à polícia, dando celeridade aos atendimentos das ocorrências.

Durante a solenidade, o governador Marcos Rocha destacou que as entregas dos equipamentos tecnológicos de segurança vão garantir mais segurança para quem reside nas áreas urbana e rural. “Estamos trabalhando firmes, para que nossa população tenha a segurança que necessita”.

Os primeiros equipamentos já estão instalados na capital. Outras cidades do Estado devem começar a receber os equipamentos em breve. O totem é dotado ainda de um sistema de áudio com capacidade para transmitir mensagens e orientações à população, além de um botão de emergência que diminui o tempo de resposta em situações de risco, ligado diretamente ao Centro Integrado de Operações (CIOP), onde os operadores farão a triagem das demandas e darão continuidade ao atendimento das ocorrências.

Com quatro metros de altura, os tótens contam com sistema de sirene e giroflex para alertas instantâneos e câmeras que monitoram uma área de 360 graus no entorno, de forma simultânea.

O diretor comercial da Helper Tecnologia, Edison Endo, explica que o Sistema Integrado de Videomonitoramento é um importante aliado dos profissionais que atuam na área da segurança pública, uma vez que aumenta a sensação de segurança para a localidade em que estão instalados. “A estrutura oferece vários recursos que auxiliam o trabalho das polícias, tanto no trabalho preventivo como para a identificação dos criminosos”, salienta.

Segundo ele, como os tótens ficam conectados à Central de Operações, permitem, inclusive, fazer o reconhecimento facial de pessoas com algum tipo de restrição com a Justiça.

Além disso, qualquer cidadão pode acionar a Polícia Militar a partir de um botão de emergência que está acoplado ao equipamento e funciona 24 horas. Endo destaca que o totem também é um aliado da comunidade em outras situações de emergência, como, por exemplo, a necessidade de acionar serviços de saúde. “É possível comunicar os profissionais do CIOP sobre a necessidade de um resgate médico de emergência, acidente, incêndio ou mesmo um caso de violência contra mulheres ou crianças e adolescentes”, comenta, citando algumas possibilidades.

O diretor da Helper afirma que, em outros estados onde o sistema está instalado há mais tempo, as estatísticas demonstram que a presença ostensiva do totem tem papel fundamental para coibir as ocorrências criminais.

O sistema foi totalmente desenvolvido e patenteado no Brasil e hoje está presente em diversos estados brasileiros, entre eles Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

HELPER TECNOLOGIA

Com sede em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), a Helper Tecnologia é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para segurança pública. Fornece alternativas de segurança pública para órgãos governamentais e, atualmente, está presente em diversos estados do Brasil e em vários municípios, inclusive cidades que conquistaram o reconhecimento na área de segurança pública pela redução nos índices de criminalidades.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
NetBet

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook