Trabalho sobre comunidade surda e o acesso à Justiça no âmbito MPRO recebe 'Prêmio Unir de melhor dissertação'
Segundo Nilciléia de Queiroz Bragado, um ponto que merece destaque está relacionado à criação do Serviço de Atendimento em Libras (SELIB), no Ministério Público
A servidora do Ministério Público de Rondônia (MPRO) Nilciléia de Queiroz Bragado recebeu nesta semana o "Prêmio Unir de melhor dissertação" pela pesquisa realizada durante o Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Com o tema “Comunidade surda e o acesso à Justiça no âmbito do Ministério Público do Estado de Rondônia”, o trabalho identificou as ações e os meios empreendidos pelo MPRO para garantir acessibilidade comunicacional na Instituição. A pesquisa foi realizada nas Promotorias de Justiça de Porto Velho, na Comissão de Acessibilidade, no Departamento de Comunicação Integrada e na Gerência de Recursos Humanos. Atuou como orientadora do trabalho a professora doutora Aparecida Luzia Alzira Zuin.
Segundo Nilciléia de Queiroz Bragado, um ponto que merece destaque está relacionado à criação do Serviço de Atendimento em Libras (SELIB), no Ministério Público que, na prática, visa atender a todas as Promotorias de Rondônia.
A pesquisa apresentou como produto final a participação dos acadêmicos do curso de Letras-Libras da UNIR no quadro de estagiários do MPRO.
“A Língua de Sinais, que no Brasil é chamada de Libras, reconhecida pela Lei 10.436/2002, veio fortalecer a luta da comunidade surda, assegurando a inclusão linguística na sociedade. No decorrer da pesquisa, verificou-se que é necessária uma mudança cultural de consciência das pessoas, de modo que elas percebam que a comunidade surda existe, que convivemos no mesmo espaço, que somos todos iguais em direitos e deveres e que essa língua também tem sua riqueza e deve ser valorizada e difundida para todas as pessoas”, comentou a pesquisadora.
Para a Administração Superior do Ministério Público, a pesquisa é relevante e um lembrete do compromisso constitucional da Instituição em garantir que a comunidade surda tenha acesso aos seus direitos.
O DIA NA HISTÓRIA 16 DE NOVEMBRO!
1990 – Criticando o seu partido, PTB, que apoia o nome de Valdir Raupp no 2º turno da eleição, o prefeito Chiquilito Erse reafirmou seu apoio ao candidato a governador Oswaldo Piana e desligou-se do PTB
Edital da Ponte Binacional é assinado para início da construção
A tão prometida Ponte Bi-Nacional recebeu um marco para sair do papel nesta terça, dia 14
Robinho deve cumprir pena por estupro no Brasil, defende PGR
Parecer foi enviado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook