Transposição avança e alcança professores leigos
Medida atende pleito do senador Marcos Rogério
Professores do ex-território de Rondônia considerados de contratação precária, ou professores leigos, poderão ser transpostos para os quadros da União, desde que comprovado vínculo. A conquista é resultado de decisão do Ministério da Economia, por meio da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e atende a solicitação do senador licenciado Marcos Rogério. Até então a transposição beneficiava apenas os professores com formação comprovada, com vínculo até 15 março de 1987.
A informação foi prestada hoje pelo senador Dr Samuel Araújo. Segundo ele, em agosto de 2022 Marcos Rogério pediu nova análise em relação à incorporação dos professores leigos, com vistas a reconhecer uma injustiça histórica à qual a categoria foi submetida ao longo dos anos.
Antes de Rondônia se tornar um Estado, a lei vigente permitia a contratação de professores para que lecionassem em caráter suplementar e a título precário. “O que acontece é que muitos dos professores que foram incorporados dessa forma acabaram por permanecer nesse nobre ofício durante muitos anos, eventualmente décadas, porque sua atividade correspondia a uma necessidade social indiscutível. Portanto, nada mais correto do que conceder a esses profissionais o direito, aos demais assegurado, de também serem incorporados aos quadros da União”, explicou Marcos Rogério quando da apresentação do ofício.
O parecer da PGJN divulgado nessa quinta-feira (15/12) reconhece o mérito do pedido de Marcos Rogério e conclui “não haver óbice à pretensão dos Professores Leigos de integrar o quadro em extinção da Administração Federal”.
Segundo Samuel Araújo, a partir de agora a Comissão da Transposição passará a deferir os pedidos de transposição já apresentados e fara revisão dos indeferidos. A expectativa é de que a proposta atenda cerca de 1.600 professores.
“Esta é uma grande vitória, e corrige a grande injustiça cometida contra esta categoria, que no momento da implantação de Rondônia desempenhou papel fundamental na consolidação de nosso Estado”, explicou Samuel Araújo.
Projeto desobriga realização de audiência pública antes de reajuste de tarifas em Porto Velho
O projeto está nas mãos do vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) que deverá emitir parecer ainda hoje para que o processo esteja pronto para votação na sessão de terça-feira 20.12, antes do recesso parlamentar
Presidente do TSE recebe relatório sobre casos de assédio eleitoral sofridos por trabalhadores nas Eleições 2022
Documento elaborado pelo Ministério Público do Trabalho aponta que, até o momento, foram apresentadas 3.206 denúncias contra empregadores e empresas
Pesquisadores da USP e parceiros apontam alegações infundadas e falta de rigor técnico em documentos do PL
Relatório foi elaborado com base nos documentos do Instituto Voto Legal utilizados pelo Partido Liberal para questionar resultados das Eleições 2022
Comentários
Da onde acharam tantos professores leigos? Não passam de 250? nesse número, só se incluir os pobres professores que ingressaram ao mesmo tempo que os leigos antes de 1987, os quais realizaram concurso a posterior, para adequar-se as exigências governamentais e infelizmente não estão sendo contemplados. Pois até agora, não acharam ninguém que os representasse de verdade e cobrasse a fim de que também seus processos pudessem serem deferidos.
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook