Tratamento de água é tema de projeto desenvolvido por estudantes
Em um momento de crise hídrica que afeta a região, a conscientização sobre o uso responsável da água se torna, ainda mais importante
Estudantes dos turnos da manhã e tarde participaram de palestras e assistiram a vídeos sobre ações da Caerd
Os alunos da EMEIEF Professor Claudiomir Campestrini, em Machadinho d’Oeste, participaram de uma importante iniciativa chamada “União Faz a Vida”. O projeto, desenvolvido por uma cooperativa de crédito, conta com a colaboração da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) e proporciona aos estudantes uma imersão no processo de captação e tratamento da água, além de uma visita ao principal ponto de captação da cidade, o Rio Belém. A ação aconteceu na sexta-feira (20).
Durante a iniciativa, estudantes dos turnos da manhã e tarde participaram de palestras e assistiram a vídeos sobre as ações da Caerd. O professor Diolecio Lima Brandão explicou que, o projeto trabalha com os questionamentos feitos pelos próprios alunos. Com isso, é possível fazer uma interligação das indagações com os objetos de conhecimento, exigidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para esclarecer os questionamentos e assim, absorver os conhecimentos necessários nessa etapa de ensino.
Os alunos escolheram o tema: “Tratamento de Água” para o desenvolvimento do projeto, refletindo a relevância do assunto na comunidade. Em um momento de crise hídrica que afeta a região, a conscientização sobre o uso responsável da água se torna, ainda mais importante. “Estamos enfrentando desafios significativos em relação à disponibilidade de água. Por isso, é essencial que os alunos aprendam sobre o ciclo da água, e também, a importância de utilizá-la de forma consciente e eficaz”, ressaltou o professor.
Os estudantes estão envolvidos em atividades que buscam compreender o ciclo da água e assim, compartilhar esse conhecimento com suas famílias. “Queremos que as crianças cheguem em casa e expliquem aos pais o processo de tratamento da água e como ela chega potável às residências”, destacou Diolecio Lima Brandão.
USO CONSCIENTE
A gerente interina da Caerd, em Machadinho d’Oeste, Jaqueline Lima, que teve a oportunidade de fazer uma palestra aos estudantes, juntamente ao agente de sistema e saneamento, e operador de ETA, Genner Gomes de Oliveira, enfatizou, também, a importância da parceria. “O projeto é uma excelente oportunidade para que os alunos aprendam sobre a água de forma prática. Estamos comprometidos em educar a comunidade sobre a importância da preservação e do uso consciente desse recurso tão valioso, especialmente em tempos de escassez.”
O projeto será concluído até o final do ano, e tem como foco, a conscientização sobre o tratamento da água. “Trabalhar o tema do processo de tratamento da água é fundamental, pois, trata-se de uma questão muito abordada pela comunidade de Machadinho d’Oeste. Este novo método de trabalhar projetos envolve os alunos de forma ativa, permitindo que escolham o tema que mais impacta”, concluiu o professor.
Governo de RO realiza ação de regularização fundiária urbana no município
Unidade móvel "Sepat Sobre Rodas" estará realizando atendimento na Avenida João Boava, até a próxima sexta-feira (27), das 8h às 12h e das 14h às 17h
Batalha judicial milionária: STF decide sobre correção monetária em caso de servidores de Rondônia
Decisão do Ministro Cristiano Zanin reacende debate sobre índices de atualização em precatórios, impactando milhares de trabalhadores da educação
Intimação em uma petição de dependência conforme A.G.L.C.119, 39M
Confira a íntegra da intimação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook