Treinamento capacita municípios sobre manuseio do Sistema de Transferência para captação de recursos federais
Sepog está orientando técnicos municipais no manuseio do Sistema de Transferência de Recursos do Governo Federal - Transferegov
Ferramenta é a solução tecnológica utilizada nos processos de transferências de recursos
Para auxiliar os municípios na melhor utilização dos recursos públicos repassados pela União para execução dos projetos nas diversas áreas de políticas públicas, em especial envolvendo o setor de engenharia, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão – Sepog, está orientando nesta semana, técnicos municipais no manuseio do Sistema de Transferência de Recursos do Governo Federal – Transferegov. O treinamento está sendo realizado em Ji-Paraná, no laboratório de informática de uma instituição de ensino superior, e envolve técnicos das regiões Central e da Zona da Mata.
Até sexta-feira (12), os participantes serão habilitados, em como cadastrar projetos e obras de engenharia dentro do Sistema, realizar a execução dos recursos adquiridos e efetuar a prestação de contas de forma a assegurar a transparência e a responsabilidade da Administração Pública na utilização desses recursos.
O governador do Estado, Marcos Rocha, destacou que a iniciativa representa mais uma ação municipalista, onde o Estado reforça o interesse em ver os municípios fortalecidos também na busca e gestão de recursos públicos para execução das suas políticas públicas.
“A captação de recursos federais é uma alternativa para que os municípios não limitem suas ações apenas ao orçamento próprio ou do Estado. Para isso é preciso seguir algumas regras e exigências, e é nesse sentido que o ciclo de treinamento sobre a ferramenta Transferegov tem auxiliado os municípios rondonienses”, enfatizou.
Treinamento prossegue até sexta-feira, 12
Ministrado pelo multiplicador e técnico da Gerência de Captação de Recursos – GCCR da Sepog, Eduardo Santiago, o treinamento também foi realizado em Vilhena, envolvendo os municípios da região do Cone Sul. “Nesse processo, estão participando técnicos que atuam no setor de Engenharia, Convênios e Transferências da União por meio de Recursos do Orçamento Geral, Emendas Parlamentares Federais e Transferências Voluntárias”, explicou.
TREINAMENTO
O ciclo de treinamento faz parte da atuação da Unidade Gestora da “Rede de Parceria” em Rondônia, coordenada pela Sepog. Trata-se de uma rede de governança colaborativa, de iniciativa do Governo Federal, que tem como objetivo, promover maior integração entre os parceiros visando a melhoria do gasto público e dar maior efetividade às políticas públicas implementadas com recursos decorrentes das transferências da União.
A ferramenta Transferegov é a solução tecnológica utilizada nos processos de transferências dos recursos disponibilizados pela União. O gerente da GCCR, Douglas Vieira, explicou que é através desse sistema que todo o ciclo de vida dos convênios, e demais instrumentos, acontece, iniciando com a formalização das propostas até a prestação de contas final. “Às vezes, por falta de conhecimento e dúvidas na utilização da plataforma, os municípios deixam de adquirir recursos. Nosso papel é disseminar e alinhar cada vez mais essas orientações, para que possamos avançar na execução de mais políticas públicas”, frisou.
Lixo recolhido na Rondônia Rural Show será destinado à reciclagem ou aterro sanitário
Durante a edição passada foram geradas mais de 40 toneladas de materiais descartados, 11 toneladas de resíduos, e após triagem, houve o aproveitamento de 60% desse volume
Município recebe importante evento agrícola nesta semana
“Tech A no Campo”, promovido pelo AgroGalaxy, reúne diversos expositores com soluções inovadoras e sustentáveis aos produtores rurais da região
Operação Cnidários resulta na prisão de 23 integrantes de facções com atuação predominante no tráfico de drogas
A mobilização ocorreu de forma simultânea em 13 estados, sob a coordenação estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do MPRO, em ação articulada com o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook