TRT da 14ª Região institui Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral
Medidas também serão tomadas para que possíveis colaboradores em situação vulnerável sintam-se acolhidos pela instituição
O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT RO-AC), por meio da Resolução n. 042, de 28 de Agosto de 2020 do Regional, aprovada pelo Tribunal Pleno e publicada no DEJT, instituiu a Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no âmbito da Justiça do Trabalho em Rondônia e Acre, de maneira institucional e de natureza normativa.
Dentro dos fundamentos das ações estão inclusas medidas preventivas de sensibilização em torno do assunto, cursos de desenvolvimento gerencial, campanhas educativas, distribuição de cartilhas e o acompanhamento no pedido de remoção de unidades.
A política também prevê a adoção de algumas diretrizes como promoção do ambiente de trabalho saudável e a seguridade da preservação daqueles que testemunharam e realizarem denúncia das agressões morais ou sexuais. Medidas também serão tomadas para que possíveis colaboradores em situação vulnerável sintam-se acolhidos pela instituição.
A portaria estabelece papéis e responsabilidades e envolve os setores de Responsabilidade Socioambiental; Secretaria de Gestão de Pessoas, Setor de Assistência Psicossocial e Ouvidoria, além de todos os integrantes do Regional. A Ouvidoria-Geral deverá manter registros estatísticos de denúncias, sindicâncias e processos administrativos disciplinares que envolvam assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
Qualquer pessoa que se sinta alvo de hostilização e perseguições que configurem assédio moral e sexual no seu ambiente de trabalho deve apresentar a reclamação formal à Ouvidoria-Geral deste Regional, por escrito, utilizando-se do formulário eletrônico disponível na página eletrônica institucional para que sejam tomadas as providências especificadas na Resolução.
Confira aqui a Cartilha com tudo sobre a nova Política de Prevenção e Combate ao Assédio Moral no TRT14.
Sintero participa da Semana Freireana de lutas pela vida e pela Educação Pública
A programação contará com uma série de atividades virtuais que visam reivindicar, denunciar, mobilizar e fortalecer as lutas por Justiça Social
Fundações públicas de direito privado não estão isentas de custas processuais
O recurso teve origem em ação ajuizada por uma empresa alemã para cobrar da fundação parcelas não pagas de um contrato de compra de equipamentos hospitalares
Benefício previdenciário: funcionalidades do PJe pouparão tempo do cidadão
O protocolo elimina o tempo e os procedimentos necessários para migrar o documento para o banco de dados do PJe
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook