TSE explica: Recurso Contra Expedição de Diploma pode afastar candidato eleito
Recurso é cabível em caso de inelegibilidade superveniente
O Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED) pode ser proposto nos casos de inelegibilidade superveniente – que surge após o registro de candidatura – ou de natureza constitucional. O recurso também pode ser ajuizado nas hipóteses de falta de condição de elegibilidade de quem concorre a uma eleição.
As possibilidades de proposição do RCED estão previstas no artigo 262 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). O recurso deve ser proposto no prazo de três dias após a data-limite fixada para a diplomação dos eleitos.
É importante destacar que a inelegibilidade posterior, apta a viabilizar o RCED, em razão de uma mudança de fato ou jurídica na condição do candidato, deverá ter surgido até a data fixada para que os partidos políticos e as coligações apresentem os requerimentos de registro das candidaturas à Justiça Eleitoral.
Veja as datas importantes na reta final da eleição
A eleição para presidente da República e para governadores de 12 estados será neste domingo
Proibição de prisões antes da eleição já está valendo em todo o Brasil
Medida também se aplica aos membros das mesas receptoras (mesários) e fiscais de partido, durante o exercício de suas funções
Prazo para migração de regime de previdência de servidores encerra em 30 de novembro
Sancionada lei que prorroga prazo para servidores públicos federais optarem por migrar para a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp)
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook