Últimos dias para adesão ao Novo Pronacampo
Prazo da adesão é até domingo (30); objetivo do programa é ampliar o acesso à educação e aumentar a permanência de estudantes na modalidade
O prazo para a adesão à Política Nacional de Educação do Campo, das Águas e das Florestas (Novo Pronacampo) termina esse domingo (30). O Ministério da Educação (MEC) havia prorrogado o prazo final até o final do mês e a adesão já é de mais de 3 mil municípios brasileiros. Ainda restam 1.224 municípios elegíveis à política que não se inscreveram.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer e expandir a oferta educacional, com a melhoria de infraestrutura e materiais, promovendo o aperfeiçoamento na qualidade da educação básica e superior e garantindo o direito à permanência dos estudantes.
A adesão é voluntária e deve ser feita pelas secretarias estaduais e municipais de educação, via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec). Para orientar os gestores nesse processo, o MEC elaborou um Guia de Navegação.
Metas da política
Instituída pela Portaria n°538 de julho de 2025, a política pretende:
- Criar um sistema de acompanhamento e avaliação da educação voltada aos povos do campo, das águas e das florestas;
- Apoiar estados e municípios para que desenvolvam melhor suas próprias políticas de educação para essas populações, com mais autonomia e participação social;
- Fortalecer a educação do campo, das águas e das florestas, colocando em prática as Diretrizes Curriculares Nacionais que orientam essa modalidade de ensino.
As informações são do Ministério da Educação.
Moraes solicita histórico clínico de Augusto Heleno
Ministro analisa pedido de prisão domiciliar para aliado de Bolsonaro
Palmeiras e Flamengo buscam 1º tetra brasileiro
Dupla reedita final de 2021 com transmissão ao vivo da Rádio Nacional




Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook