Unidade de Saúde de Vila Teotônio é reinaugurada após reforma completa
Obra de mais de R$ 345 mil foi realizada com recursos próprios da Prefeitura de Porto Velho e traz melhorias na estrutura e nos serviços ofertados
A Unidade de Saúde Vila Teotônio, localizada na zona rural de Porto Velho, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (20), completamente reformada. A revitalização do espaço foi executada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), com um investimento de R$ 345.022,82 em recursos próprios, e durou dois meses e meio.
A obra contemplou a troca completa do telhado e do forro, substituição das centrais de ar-condicionado, reinstalação da rede elétrica com redistribuição de pontos de energia, além da recuperação estrutural com reparos em trincas e fissuras. Um dos destaques da reforma foi a instalação de internet, serviço que antes não existia na unidade e que vai facilitar o acesso aos sistemas informatizados e agilizar os atendimentos.
Um dos destaques da reforma foi a instalação de internet, serviço que antes não existia na unidade
Durante o período de reforma, os atendimentos foram mantidos em um espaço provisório cedido pela Associação de Moradores e Produtores Vila Nova Teotônio, garantindo a continuidade dos serviços de saúde para a comunidade.
“Entregar uma unidade dessas, uma obra em tempo recorde, mudando a realidade de antes — sem climatização, sem infraestrutura mínima, é trazer dignidade, respeito aos profissionais e, principalmente, acesso para quem mais precisa”, afirmou o prefeito Léo Moraes, durante a cerimônia de entrega.
A gerente da unidade, Gigliane Lima Damasceno, comemorou a reestruturação
Além das melhorias estruturais, foram substituídas todas as portas e janelas, construída uma nova saída de emergência e instalado um novo muro em torno da unidade, que antes era totalmente aberta. A unidade também ganhou calçada e rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, além de iluminação externa, o que aumenta a segurança e o conforto de usuários e profissionais.
“Nesta unidade não havia uma reforma há mais de seis anos. O ambiente estava insalubre, com fezes de morcego, sem triagem nem climatização. Hoje devolvemos um espaço adequado para cuidar dessa população”, destacou o secretário municipal de Saúde, Jaime Gazola.
Com a reabertura, a população da região volta a contar com atendimento em clínica geral, odontologia, vacinação, coleta e regulação de exames, além de serviços de enfermagem. A gerente da unidade, Gigliane Lima Damasceno, comemorou a reestruturação: “Antes não tínhamos estrutura e, por isso, poucos serviços eram oferecidos. Agora temos dignidade para atender bem à comunidade”.
Dona Raimunda também lembra que atualmente não faltam mais profissionais na unidade
A unidade de saúde atende moradores das comunidades ribeirinhas e vicinais da região da Estrada da Cachoeira do Teotônio. Para muitos, a reforma representa mais do que uma melhoria física: é a valorização da saúde pública no interior.
“Espero que agora o atendimento melhore ainda mais, porque hoje não faltam profissionais como antes”, relatou a moradora Raimunda Carvalho.
Com a entrega da nova estrutura, a Prefeitura reforça o compromisso com a ampliação da cobertura e da qualidade dos serviços de saúde, especialmente em áreas mais distantes da zona urbana.
Balão pega fogo e cai em SC; 8 pessoas morrem e 13 sobrevivem
Incidente foi em Praia Grande, destino famoso para balonismo
iFood anuncia mudanças, mas representantes de entregadores criticam
Plataforma vai oferecer bônus, mas sindicato vê risco de 'armadilha'
Indústria terá de indenizar motorista que pernoitava no baú do caminhão
Para o colegiado, circunstâncias do caso justificam a reparação
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook