Unidade de Saúde Renato Medeiros realiza palestra de incentivo à doação de sangue

Ação teve o objetivo de estimular a doação voluntária e incentivar novos doadores

Texto: Jainni Victória (sob supervisão de Taís Botelho) Foto: Felipe Ribeiro
Publicada em 25 de maio de 2023 às 17:30

Objetivo da equipe da unidade é conscientizar sobre a importância da doação de sangue voluntáriaObjetivo da equipe da unidade é conscientizar sobre a importância da doação de sangue voluntária

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Saúde da Família (USF) Renato Medeiros, realizou uma palestra alusiva à doação de sangue. A iniciativa, em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de sangue voluntária e incentivar novos doadores regulares.

A palestra de incentivo foi feita como estímulo à campanha de Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue e contou com a presença do psicólogo e palestrante, Dimarães da Silva, da população da área de cobertura da USF Renato Medeiros, e de profissionais de saúde da rede municipal e estadual. Entre os temas abordados estão a promoção da doação voluntária, os pré-requisitos e impedimentos para ser um doador e informações de endereço e contatos.

A gerente da USF Renato Medeiros, Raimunda Franklin, explica que o intuito do evento é destacar a necessidade da doação de sangue e estimular a população a se juntar a essa ação solidária.

"Tendo em vista o baixo índice de bolsas no estoque de sangue, o foco da palestra é sensibilizar as pessoas e reforçar que a doação salva vidas. É uma forma de relembrar também quem já doou para retornar com as doações. Só assim conseguimos manter os estoques sempre abastecidos para salvar cada vez mais vidas” , afirma a gerente.

A doação de sangue é um gesto solidário que salva vidas. O procedimento é simples, rápido e seguro, e com apenas uma doação é possível salvar a vida de até quatro pessoas. Em Porto Velho, para ser um doador, a população deve procurar a Fhemeron e verificar se cumpre os requisitos definidos pelo Ministério da Saúde. O local funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h, e aos sábados das 7h15 até 12h, na Av. Gov. Jorge Teixeira, número 3766, bairro Industrial.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos. Menores de 18 anos podem doar, desde que haja o consentimento formal dos pais ou responsáveis. O peso mínimo de um doador deve ser de 50 kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto.

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook