Unidades de saúde da capital realizam quase mil testes no último fim de semana

Mais de um terço das amostras coletadas testaram positivo

Renata Beccária Foto: Leandro Morais
Publicada em 17 de janeiro de 2022 às 12:18

Testagem é uma das estratégias para conter aumento de novos casos na capitalTestagem é uma das estratégias para conter aumento de novos casos na capital

Como estratégia para se contrapor ao aumento de casos de covid-19 em Porto Velho, o município promoveu, no último fim de semana, uma ação de testagem em unidades de saúde da capital. Ao todo, 978 testes foram realizados.

Jocel Soares, gerente da divisão de urgência e emergência da SemusaJocel Soares, gerente da divisão de urgência e emergência da Semusa

A ação aconteceu nas unidades de saúde Manoel Amorim de Matos, localizada no bairro Cohab; Pronto Atendimento Ana Adelaide, no bairro Pedrinhas; Maurício Bustani, no bairro Liberdade; e Hamilton Gondim, no bairro Tancredo Neves.

Dos 978 testes realizados no último sábado, 369 resultaram positivos, ou seja, 37% das amostras coletadas no último sábado (15).

No Ana Adelaide e no Manoel Amorim de Matos o atendimento foi por demanda espontânea, bastando o paciente apresentar sintomas de síndromes respiratórias. No caso de resultado positivo, eles foram orientados a procurar uma unidade de saúde. Já no Maurício Bustani e Hamilton Gondin, a testagem aconteceu acompanhada de uma consulta médica.

A ação foi realizada devido a alta procura pelo serviço no decorrer da última semana. “Os positivos normalmente são casos leves, os graves já recebem atendimento e os demais podem procurar as unidades no período da tarde, pois elas estão abertas para atender esses casos”, lembrou Jocel Soares Ferreira, gerente da divisão de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Comentários

    Seja o primeiro a comentar

Envie seu Comentário

 
Winz

Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook