UNIR lança edital para curso gratuito de Licenciatura em Educação do Campo
É ofertado presencialmente no Campus UNIR de Rolim de Moura e oferece 60 vagas para ingresso em agosto de 2024
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga o edital do Processo Seletivo (PS) para o ingresso no curso de Licenciatura em Educação do Campo. As inscrições acontecem de 28 de maio a 6 de junho, exclusivamente de forma online por meio deste link (clique aqui para acessar). O curso de Educação do Campo é totalmente gratuito e destinado especialmente a pequenos agricultores, mas também às mais diferentes populações campesinas como pescadores, pequenos extrativistas, quilombolas, entre outros. É ofertado presencialmente no Campus UNIR de Rolim de Moura e oferece 60 vagas para ingresso em agosto de 2024.
Todas as informações referentes ao Processo Seletivo (PS) de Educação do Campo, incluindo o edital e anexos, estão disponíveis no portal de Processos Seletivos da UNIR, ou diretamente no link https://processoseletivo.unir.br/certame/exibir/469 No mesmo endereço estão disponíveis informações sobre a reserva de vagas para alunos cotistas – há vagas reservadas de acordo com a renda familiar, para candidatos que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas, e para pessoas pretas, pardas, indígenas e/ou com deficiência (PCD). Os candidatos que optarem por concorrer às vagas reservadas a negros (pretos ou pardos), indígenas ou quilombolas deverão se submeter ao procedimento de heteroidentificação, validação ou verificação da autodeclaração de cor, identidade étnica e de pertencimento.
Inscrições e seleção
As inscrições acontecem exclusivamente de forma online por meio deste link, de 28 de maio a 6 de junho de 2024. Neste ano a UNIR instituiu a ação afirmativa da Bonificação de Inclusão Estadual, que correspondente a um acréscimo de 18% (dezoito por cento) às notas obtidas ou às formas de classificação, em quaisquer umas das modalidades de ingresso, aos candidatos que tenham cursado integralmente todo o ensino médio regular e presencial em instituições de ensino público do estado do Rondônia.
O processo seletivo será realizado por meio da aplicação de uma Prova Escrita (Redação) no dia 16 de junho com o tema "Por que desejo cursar a graduação de Licenciatura em Educação do Campo?” A avaliação será realizada presencialmente no Campus UNIR de Rolim de Moura.
Sobre o curso
O curso de Licenciatura em Educação do Campo objetiva formar professores para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em consonância com a realidade socioeconômica e cultural específica das populações do campo, nas habilitações: Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Dessa forma, o público a que se destina o curso é composto por jovens e adultos de comunidades do campo, professor em exercício em escolas do campo - com ou sem formação superior, assentados e acampados da reforma agrária, ribeirinhos, pequenos agricultores, remanescentes de quilombolas, indígenas, seringueiros, pescadores, pequenos produtores, assalariados do campo, dentre tantos outros camponeses.
Em função de suas características, o curso possui um processo seletivo próprio e também tem calendário próprio para realização das atividades acadêmicas. A formação é ministrada em regime de alternância e desse modo irá se constituir de dois tempos educativos: o tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC). Quando das atividades, seja na universidade ou na comunidade, a dedicação é integral, e o funcionamento se dá no sistema de semi-internato. Ao final do curso são conferidas duas titulações aos egressos, de acordo com o percurso formativo de cada um: Licenciado(a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza, ou Licenciado(a) em Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas.
PS Educação do Campo 2024.2
Vagas: 60 vagas, sendo 28 vagas para ampla concorrência e 32 para cotas/escola pública
Inscrições: de 28 de maio a 6 de junho de 2024, neste link
Data e local da prova objetiva: 16 de junho de 2024, no Campus UNIR de Rolim de Moura.
Clique aqui para acessar o edital
Professora é agredida por autista, registra BO e família é intimada
Também é diagnosticada com Transtorno Opositor Desafiador (TOD), que tem como principais características crises de raiva, irritabilidade e desafios às regras
Médicos de Rondônia participam de curso ATLS promovido pelo Cremero
Desenvolvido pela American College of Surgeon (ACS) e sua Comissão de Trauma (COT), o curso oferece treinamento sistêmico e conciso para o cuidado precoce de pacientes com trauma
Penas brandas estimulam comércio ilegal de animais silvestres no Brasil
Mercado clandestino e criminoso movimenta mais de R$ 10 bilhões por ano e retira aproximadamente 38 milhões de espécimes dos seus habitats naturais no país
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook