UNIR tem novos cursos de mestrado e doutorado aprovados pela Capes
Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática devem iniciar as primeiras turmas em 2024
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) teve mais dois cursos de pós-graduação aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC): o Mestrado Profissional em Políticas Públicas e o Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, conforme resultado divulgado na segunda-feira, dia 28 (acesse aqui). A intenção é iniciar as primeiras turmas em 2024.
O mestrado em Políticas Públicas, aprovado na área de Ciência Política e Relações Internacionais, foi proposto pelo Departamento Acadêmico de Ciências Sociais (Dacs) do campus de Porto velho e está sob a coordenação dos professores Patrícia Mara Cabral de Vasconcellos e João Paulo Saraiva Leão Viana. Já o doutorado em Ensino de Ciências e Matemática, na área de Ensino, será ofertado em associação com as universidades federais de Roraima (UFRR), Acre (Ufac) e Amapá (Unifap), sob a coordenação, na UNIR, da professora Kachia Techio, do campus de Rolim de Moura.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (Propesq), professora Madalena Cavalcante, as aprovações dos cursos evidenciam o compromisso da UNIR com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida na região: “Os dois programas apresentam abordagens inovadoras para lidar com desafios cruciais enfrentados na região amazônica, como políticas públicas eficazes e educação de qualidade, com potencial de capacitar profissionais que irão contribuir para um futuro mais promissor e equitativo. Além disso, esses programas podem fortalecer a posição da UNIR como uma instituição de ensino superior comprometida com a inovação, a pesquisa aplicada e o progresso regional”.
Mestrado Profissional em Políticas Públicas
Na região amazônica, um dos principais desafios é a formulação e implementação de políticas públicas eficazes que considerem tanto a preservação do meio ambiente quanto o bem-estar das populações locais. O Mestrado Profissional em Políticas Públicas tem um papel crucial nesse contexto, uma vez que visa capacitar profissionais com as ferramentas necessárias para analisar, planejar, implementar e avaliar políticas que atendam às demandas específicas da região.
Objetivos - Com foco na interdisciplinaridade e na análise de problemas complexos, o programa busca contribuir para a criação de estratégias mais informadas e sustentáveis para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da Amazônia. Consequentemente, dessa forma, constrói-se um conhecimento sólido sobre o Estado, os processos de governança e as políticas públicas para o desenvolvimento e combate às desigualdades sociais e desigualdades inter e intrarregionais.
Linhas de pesquisa e ingresso - O mestrado contará com duas linhas de pesquisa: 1) Instituições políticas e governança e 2) Políticas públicas, indicadores e desigualdades sociais. A seleção de novos alunos será anual, com edital previsto para 2024 e 24 vagas na primeira turma. Os titulados por desse programa estarão aptos a colaborar com a gestão pública e organizações não governamentais e setor privado na elaboração de políticas que considerem as particularidades locais, a proteção dos recursos naturais e a promoção da inclusão social.
Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
A educação é outra área de extrema importância para a região amazônica, e o Doutorado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática tem potencial para impactar positivamente a qualidade do ensino nestas duas áreas fundamentais para o desenvolvimento tecnológico e científico da região.
Objetivos - O programa visa o aperfeiçoamento dos professores e a melhoria das práticas educacionais na Educação Básica e nas áreas de Biologia, Física, Química, Pedagogia e Matemática. Busca capacitar os profissionais para lidar com as particularidades do contexto amazônico, que muitas vezes enfrenta desafios de infraestrutura, acesso a recursos e diversidade cultural. Ao formar docentes mais qualificados e atualizados, o programa pretende elevar o nível de ensino nas escolas da região, inspirando jovens a se envolverem com a ciência e a matemática e preparando-os para futuras carreiras nas áreas técnicas e científicas.
Linhas de pesquisa e ingresso – o doutorado terá duas linhas de pesquisa: 1) Formação de Professores na Área de Ciências e Matemática e 2) Processos de Ensino e de Aprendizagem no Ensino de Ciências e Matemática. Segundo a coordenação, o edital de seleção para a primeira turma será aberto ainda este ano, com oferta de 21 vagas, e as aulas devem começar no início de 2024.
UTILIDADE PÚBLICA- Hospital de Amor em Porto Velho alerta para realização gratuita de exames Mamografia e Papanicolau
Agendamento para exames podem ser feitos no hospital ou via telefone 4009-9000
Mais de 129 mil famílias são beneficiadas com a Tarifa Social em Rondônia
O Tarifa Social é uma ação do Governo Federal que dá até 65% de desconto na conta de luz para clientes que se encaixam nas condições do programa
Produtores rondonienses de Café Robustas Amazônicos apresentam produtos a compradores de 11 países
O objetivo é oportunizar a ampliação das exportações da cafeicultura local
Comentários
Gente, na matéria diz q edital pra mestrado só sairá em 2024
Sou formada em políticas públicas, e gostaria muito de saber como faço pra participar da seleção. Gostaria de saber quando começam as inscrições?
Quando começa as inscrições
Como faço pra entrar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook