UPA 24h de Jaci-Paraná oferece acompanhamento ultrassonográfico fetal às gestantes
Para realizar as consultas, as grávidas da região devem passar pela regulação na UBS de Jaci-Paraná
O serviço produz informações mais complexas do bebê, como peso e crescimento
A Prefeitura de Porto Velho está oferecendo o acompanhamento fetal ultrassonográfico ideal para gestantes do distrito de Jaci-Paraná. O serviço é diferente do exame simples de ultrassonografia, pois produz informações mais complexas do bebê, como peso e crescimento.
O acompanhamento fetal ultrassonográfico real começou a ser realizado pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h de Jaci-Paraná) em novembro de 2020. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), toda semana, pelo menos sete gestantes são atendidas com este serviço.
Também são realizados outros exames de ultrassom, além da demanda de grávidas, mas também há necessidade de regulação na Unidade Básica de Jaci-Paraná.
Este formato de acompanhamento ultrassonográfico é mais aprofundado. Nele são rastreados, por exemplo, sinais de pressão alta, o que pode evitar a ocorrência de pré-eclâmpsia e restrição de crescimento fetal.Pablo Freitas é médico ultrassonografista
“No pré-natal existe o binômio mãe e feto. A ultrassonografia acompanha mais especificamente a parte fetal. Podemos rastrear algumas enfermidades que são tão graves que podem levar inclusive à morte materno-fetal”, explica o médico ultrassonografista, Pablo Freitas, da UPA de Jaci-Paraná.
Para receber o atendimento dos especialistas, a gestante precisa passar pela regulação da Unidade de Saúde Básica de Jaci-Paraná. O atendimento na UPA acontece todas às terças-feiras, das 8h às 18h.
O serviço atende também gestantes de localidades adjacentes ao distrito de Jaci-Paraná, como Nova Mutum, Abunã, Santa Rita, União Bandeirantes e Rio Pardo.
Texto: Carlos Sabino
Fotos: Leandro Morais
Justiça de Rondônia mantém condenação ao DER-RO para indenizar técnica de enfermagem
A profissional da saúde, que é funcionária do Município de Ji-Paraná, reduziu sua capacidade motora e laboral após ter sofrido um acidente, por volta das 19h20min, no dia 13 de maio de 2018, ao passar com sua motocicleta sobre um quebra-molas, de responsabilidade do DER-RO
Hildon Chaves pede remessas extras de vacina ao ministro da Saúde
Ministro anuncia avanços no plano de vacinação e admite refazer estudos sobre doses enviadas para Rondônia
Guararapes promove concurso para arquitetos, designers de interiores e marceneiros com premiação total de R$ 30 mil
Participantes deverão desenvolver soluções criativas para ambientes com base nas tendências do futuro
Comentários
Seja o primeiro a comentar
Envie Comentários utilizando sua conta do Facebook